quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Querido líder

Alguém acredita num pingo das dramáticas lágrimas dos coreanos pela morte de Kim Jong-Il?
Ninguém faz cenas daquelas nem por alguém da família... quanto mais por um ditador tão querido...
No entanto, sucedem-se imagens de multidões em pranto e desespero pela morte de Kim Jong-Il.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Curtas do dia

1 - o défice deste ano terá ficado pelos 4%.
É um número bonito, mas é falso. Sem as medidas extraordinárias que foi necessário tomar devido ao descontrolo do primeiro semestre, estaríamos perto dos 8%.
Ou seja, em 2012 o esforço terá de ser descer desses 8% para os 4,5% acordados.
Vai ser duro.

2 - anda para aí uma polémica por Passos Coelho ter alegadamente dito para os professores emigrarem.
Basta uma pergunta: com a demografia que temos, com cada vez menos crianças, os professores vão ficar em Portugal a fazer o quê? Tocar piano pagos por nós?
Antes um Passos Coelho que diz o que nos espera do que um Sócrates que dizia que estava tudo maravilhoso.

De acordo com o CM, em 31 anos de carreira, só deu aulas nos primeiros 10. 
Aquele "Bom" foi dado por quem e deve-se a quê? Ao número de manifs e piquetes?

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Coisas do Natal

A poucos dias do Natal, as músicas respectivas pululam no ar. 
São os grandes clássicos e são as músicas feitas no momento.
Os clássicos permanecem, as outras desaparecem e ninguém as recorda.
Os grandes clássicos vêm dos Estados Unidos, dos meados do século XX, e alguns nasceram há 20 anos. 
Mais recentemente, alguém se lembra de uma - uma! - canção de Natal que tenha sobrevivido?
A última foi o quê? 
"Last Christmas" do George Michael? 
Depois disto, nada.

Entretanto... vamos é ouvir música de Natal!! :)




A propósito de Natal, encontrei o que escrevi há dois anos sobre esta quadra
Mantenho tudo.


Agora ando à procura de um postal que me agrade para ser o meu postal de Natal para este ano. Este será o quarto ano que o faço.


David Fonseca, que também tem a sua originalidade nataleira, aqui apresenta a prenda para 2011:


Querido líder foi-se

"A palavra ditador parece ter caído definitivamente em desuso em Portugal. Só isto explica que a SIC Notícias tenha hoje informado o País que "morreu o líder da Coreia do Norte". E no entanto não conheço nenhum outro dirigente mundial, na actualidade, que merecesse tanto o epíteto de ditador como Kim Jong-il, herdeiro da mais longa dinastia comunista do planeta. Nem conheço nenhum país que ostente um nome oficial tão desfasado da realidade como a chamada República Democrática Popular da Coreia. Um país que nada tem de republicano, pois o poder transita ali de pai para filho, como era costume na corte absolutista de Versalhes: o tirano agora falecido herdara o ceptro do pai, Kim Il-sung, e o seu indigitado sucessor será o filho mais novo, Kim Jong-un. Um país que nada tem de democrático: a transmissão das rédeas do poder ocorre em Pyongyang por simples decreto emanado da cúpula do partido único, enquanto os direitos mais elementares são ferozmente espezinhados. Um país que nada tem de popular: os norte-coreanos continuam a fugir para o exterior, com risco da própria vida, para escapar às tenebrosas condições proporcionadas pelo regime estalinista implantado em 1948. Um regime que condena a sua própria população à miséria e à fome, em flagrante contraste com a vizinha Coreia do Sul."


(via Delito de Opinião)

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Boas notícias

Oxalá assim se contribua para reduzir muita da ignorância do tipo "África fica a Norte de Portugal"... 
Por mim, aprendi muita geografia com um puzzle do mapa-mundo, feito e refeito vezes sem conta.

2 - "Dominique de Villepin vai entrar na corrida presidencial francesa de 2012. É a primeira vez que concorre a eleições, depois de ter exercido altos cargos governativos no executivo sob a égide do Presidente Jacques Chirac, entre 2002 e 2007, como ministro dos Negócios Estrangeiros, ministro do Interior e, finalmente, primeiro-ministro."

domingo, 11 de dezembro de 2011

Roma nomeia Tolentino Mendonça


De acordo com uma nota publicada pela sala de imprensa da Santa Sé, este professor, biblista e poeta português partilha a lista de nomeados com figuras proeminentes da arte e das ciências, como o arquiteto espanhol Santiago Calatrava e o cientista alemão Wolf Joachim Singer."

"Nascido em 1965, em Machico, na Madeira, José Tolentino Mendonça iniciou os seus estudos de Teologia em 1982 e foi ordenado sacerdote em julho de 1990.
Pouco depois seguiu para Roma, onde frequentou o mestrado em Ciências Bíblicas e se doutorou em Teologia Biblíca pela Pontifícia Universidade Gregoriana.
Atualmente, desempenha também as funções de diretor da revista de teologia Didaskalia, editada pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, onde é professor auxiliar.
A nível literário, a sua obra é considerada unanimemente como uma das mais rigorosas e originais da moderna poesia portuguesa, tendo-se destacado também nos campos da espiritualidade, exegese e tradução bíblica.
Publicou ensaios sobre Ruy Belo, Teixeira de Pascoaes e Eugénio de Andrade, , apresentou reflexões como “O Outro Que Me Torna Justo” e “Métodos de Leitura da Bíblia” e traduziu do hebraico o “Cântico dos Cânticos” e o “Livro de Ruth”.

Além dos seus sete livros de poesia, entre os quais “A Noite abre os meus olhos” (2006) – uma antologia da sua obra poética – escreveu uma peça de teatro, dois ensaios sobre Teologia e ainda diversos artigos em revistas científicas desta matéria."


sábado, 10 de dezembro de 2011

A UE que se segue


Depois de mais uma cimeira histórica e que ia resolver os problemas da UE, temos que:
- haverá um "pacto orçamental" entre alguns países da UE UE, sem o Reino Unido (e outros que estão reticentes, dependendo dos respectivos parlamentos);
- o Reino Unido bloqueou a alteração ao Tratado de Lisboa por pretender obtenção de algumas derrogações às regras europeias de regulação dos serviços financeiros;
- a UE-2 (Alemanha e França) impôs uma série de regras para "salvar" o euro (por exemplo, a constitucionalização do limite do défice, as penalizações automáticas por incumprimento...);
- a UE avança a duas velocidades (por agora...).

Interessará saber, no futuro, o que acontecerá se:
- na França, Sarkozy perder as presidenciais do próximo ano;
- na Alemanha, Merkel perder algumas eleições regionais em 2012 e as legislativas em 2013;
- algum país se lembrar de fazer um referendo ao tal "pacto orçamental" e os respectivos cidadãos acharem que é melhor votar contra;
- os mercados e as agências de rating daqui a uma semana voltarem a penalizar os países da UE.

A crise da UE segue dentro de momentos.

Imagem sem palavras - 169


Nas traseiras, numa janela...

Democracia, essa chatice

Depois de ter vencido as legislativas só com maioria absoluta, e não com maioria qualificada, agora as ruas de Moscovo enchem-se de manifestantes a protestar contra a alegada fraude eleitoral.
Assim, e com eleições presidenciais no início de 2012, será uma chatice para Putin passar de primeiro-ministro a (de novo) presidente.

Ao sábado, nas traseiras

Há uma semana era assim:


Hoje está assim:


terça-feira, 6 de dezembro de 2011