Mostrar mensagens com a etiqueta Eyjafjallajokull. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Eyjafjallajokull. Mostrar todas as mensagens

sábado, 17 de abril de 2010

Viajar: um modo de vida

Um simples olhar sobre os constrangimentos na mobilidade de pessoas, bens e serviços, provocados pela nuvem de cinza do vulcão islandês, dá-nos um retrato muito vivo sobre a nossa sociedade e modo de vida.

Isto remete para um livrinho que tenho há cerca de um ano à espera de leitura: Teoria da Viagem - uma poética da geografia, de Michel Onfray:
"Viajar tornou-se, não apenas uma espécie de apelo da humanidade civilizada e com um mínimo de meios económicos, mas também uma vitória sobre a eternidade; porque a viagem nos salva do que perdura e que não é tão eterno como julgávamos. Pertencendo a um mundo em que cada minuto tem um preço e uma medida exacta, o viajante recupera a poesia, a inutilidade, os monumentos em ruínas, os papéis que hão-de ser arquivados fora da memória, as varandas dos hotéis, os instantes fugidios de prazer e de clandestinidade."

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Um vulcão pára a Europa

(foto via El País)

"O vulcão escondido debaixo do quinto maior glaciar da Islândia, inactivo desde 20 de Dezembro de 1821, continua hoje a expelir cinzas para a atmosfera." (Público)

Devido à erupção do vulcão glaciar Eyjafjallajokull, no Sul da Islândia, a Europa do Norte e Central está paralisada a nível da aviação.