"A principal associação de companhias aéreas europeias e os principais aeroportos do continente pediram hoje uma "reavaliação imediata" das restrições impostas ao tráfego aéreo na Europa, que consideram de excessivas." (jornal I)
Mostrar mensagens com a etiqueta aviação. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta aviação. Mostrar todas as mensagens
domingo, 18 de abril de 2010
sábado, 17 de abril de 2010
Viajar: um modo de vida
Um simples olhar sobre os constrangimentos na mobilidade de pessoas, bens e serviços, provocados pela nuvem de cinza do vulcão islandês, dá-nos um retrato muito vivo sobre a nossa sociedade e modo de vida.
Isto remete para um livrinho que tenho há cerca de um ano à espera de leitura: Teoria da Viagem - uma poética da geografia, de Michel Onfray:
Isto remete para um livrinho que tenho há cerca de um ano à espera de leitura: Teoria da Viagem - uma poética da geografia, de Michel Onfray:
"Viajar tornou-se, não apenas uma espécie de apelo da humanidade civilizada e com um mínimo de meios económicos, mas também uma vitória sobre a eternidade; porque a viagem nos salva do que perdura e que não é tão eterno como julgávamos. Pertencendo a um mundo em que cada minuto tem um preço e uma medida exacta, o viajante recupera a poesia, a inutilidade, os monumentos em ruínas, os papéis que hão-de ser arquivados fora da memória, as varandas dos hotéis, os instantes fugidios de prazer e de clandestinidade."
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Um vulcão pára a Europa
(foto via El País)Devido à erupção do vulcão glaciar Eyjafjallajokull, no Sul da Islândia, a Europa do Norte e Central está paralisada a nível da aviação.
sábado, 10 de abril de 2010
Polónia decapitada politicamente
"O Presidente polaco, Lech Kaczynski, e grande parte dos altos responsáveis da Polónia estão entre as vítimas mortais da queda do Tupolev Tu-154, ao serviço do Governo de Varsóvia, que esta manhã se despenhou pouco antes da aterragem em Smolensk, na Rússia.(...)
Na lista de passageiros constava o Presidente Kaczynski, a sua mulher, Maria, o chefe de Estado-Maior das Forças Armadas (e toda a cúpula do exército polaco), o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Andrzej Kremer, o governador do banco central polaco, Slawomir Skrzypek, vice-presidente do Parlamento, o presidente da Casa Civil e dezenas de deputados." (Público)
Kaczynski era conhecido por não recear ser controverso. Por exemplo, como aconteceu aquando da (última e demorada) assinatura no Tratado de Lisboa.
Na lista de passageiros constava o Presidente Kaczynski, a sua mulher, Maria, o chefe de Estado-Maior das Forças Armadas (e toda a cúpula do exército polaco), o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Andrzej Kremer, o governador do banco central polaco, Slawomir Skrzypek, vice-presidente do Parlamento, o presidente da Casa Civil e dezenas de deputados." (Público)
Kaczynski era conhecido por não recear ser controverso. Por exemplo, como aconteceu aquando da (última e demorada) assinatura no Tratado de Lisboa.
terça-feira, 2 de junho de 2009
Um dia em revista
1 - Mark Malkoff, comediante nova-iorquino que sofre de uma fobia aos aviões, decidiu passar um mês inteiro em voo para tentar curar-se (Expresso).
Eu, cidadão não comediante e com fobia de andar de avião, não fui à Madeira no Natal passado devido a isso. E nunca optaria por um tratamento assim idiota.
E não me venham com a conversa que é o avião é o meio de transporte mais seguro e bla bla bla...
No I:
"Como em todas as fobias, ter medo de andar de avião é uma situação que resulta de um temor excessivo, incontrolável, provocado pela antecipação de tudo o que possa acontecer de negativo numa determinada situação". Segundo o psicólogo clínico Fernando Lima Magalhães, acidentes como o que aconteceu ontem "aumentam a fobia de andar de avião em muita gente." "Uma pessoa que não tenha receio de voar consegue racionalizar estas notícias e perceber que é um acidente muito raro. Mas quem tem fobia de entrar num avião vê nestes acidentes a prova que justifica o seu medo", explica o psicólogo. É tudo uma questão de perspectivas: quem sofre de fobia a aeronaves, usa estes acidentes para "maximizar o negativo".
Pois... Uma coisa é certa: se eu fosse andar de avião na próxima semana, podiam ficar sentados à espera.
2 - Musical em Lisboa pede rapazes nus a cantar (SOL)
Hummm... ainda estou a pensar se me inscrevo para as audições... Depois é sempre a subir (esta palavra aqui...ops!... eheheheh): convites para revistas, novelas, filmes... E a conta bancária a ficar aconchegada.
Os candidatos deverão ter algum look específico? Haverá algum predilecto?
3 - a campanha para as eleições europeias está a ser... má.
Vital Moreira, que só queria falar da Europa, trouxe a campanha para o nível mais baixo e não diz nada; Paulo Rangel tem sido uma revelação; Nuno Melo não tem chama, apesar do excelente trabalho na comissão de inquérito ao BPN, quase não aparece, e só se vê o líder do partido; Ilda Figueiredo é a cassete de sempre do PCP; Miguel Portas é o homem do Bloco e contra o capitalismo e mais não-sei-quantos.
Ontem ainda ouvi Orlando Alves, do PCTP-MRPP, propor o disparate de 30h semanais (para combater o desemprego)... Fui rir. E depois ainda disse que o salário mínimo devia ser harmonizado a nível europeu.
4 - o desemprego em Portugal atingiu o nível mais elevado dos 25 anos: 9,3%.(I) Ainda bem que as soluções apresentadas pelo governo de Sócrates estão a resolver o problema...
Eu, cidadão não comediante e com fobia de andar de avião, não fui à Madeira no Natal passado devido a isso. E nunca optaria por um tratamento assim idiota.
E não me venham com a conversa que é o avião é o meio de transporte mais seguro e bla bla bla...
No I:
"Como em todas as fobias, ter medo de andar de avião é uma situação que resulta de um temor excessivo, incontrolável, provocado pela antecipação de tudo o que possa acontecer de negativo numa determinada situação". Segundo o psicólogo clínico Fernando Lima Magalhães, acidentes como o que aconteceu ontem "aumentam a fobia de andar de avião em muita gente." "Uma pessoa que não tenha receio de voar consegue racionalizar estas notícias e perceber que é um acidente muito raro. Mas quem tem fobia de entrar num avião vê nestes acidentes a prova que justifica o seu medo", explica o psicólogo. É tudo uma questão de perspectivas: quem sofre de fobia a aeronaves, usa estes acidentes para "maximizar o negativo".
Pois... Uma coisa é certa: se eu fosse andar de avião na próxima semana, podiam ficar sentados à espera.
2 - Musical em Lisboa pede rapazes nus a cantar (SOL)
Hummm... ainda estou a pensar se me inscrevo para as audições... Depois é sempre a subir (esta palavra aqui...ops!... eheheheh): convites para revistas, novelas, filmes... E a conta bancária a ficar aconchegada.
Os candidatos deverão ter algum look específico? Haverá algum predilecto?
3 - a campanha para as eleições europeias está a ser... má.
Vital Moreira, que só queria falar da Europa, trouxe a campanha para o nível mais baixo e não diz nada; Paulo Rangel tem sido uma revelação; Nuno Melo não tem chama, apesar do excelente trabalho na comissão de inquérito ao BPN, quase não aparece, e só se vê o líder do partido; Ilda Figueiredo é a cassete de sempre do PCP; Miguel Portas é o homem do Bloco e contra o capitalismo e mais não-sei-quantos.
Ontem ainda ouvi Orlando Alves, do PCTP-MRPP, propor o disparate de 30h semanais (para combater o desemprego)... Fui rir. E depois ainda disse que o salário mínimo devia ser harmonizado a nível europeu.
4 - o desemprego em Portugal atingiu o nível mais elevado dos 25 anos: 9,3%.(I) Ainda bem que as soluções apresentadas pelo governo de Sócrates estão a resolver o problema...
terça-feira, 26 de agosto de 2008
Trágica regularidade
O post sobre acidentes e incidentes aéreos não pára de ter actualizações.
E o acidente da Spanair já foi há uma semana...
E o acidente da Spanair já foi há uma semana...
sábado, 23 de agosto de 2008
Incidentes aéreos
(em actualização permanente)
No mundo da aviação há uma trágica regra que, mais uma vez, está a provar a sua validade: após um acidente grave repetem-se acidentes e incidentes em aviões nos dias e semanas seguintes, com maior ou menor gravidade.
Assim, após o acidente desta semana da Spanair no aeroporto de Barajas, já registei estes incidentes:
- no dia seguinte ao acidente em Espanha, houve um acidente com um avião da Lufthansa na Alemanha. Se não me engano, neste mesmo dia, no Japão, caiu um avião ligeiro;
- hoje, um avião da EasyJet aterra de emergência em França (TSF);
- na quinta-feira, na Madeira, uma avaria num A320 retém Air Condor com destino a Hamburgo (TSF);
- dia 17, em Londres, deu-se a colisão de dois aviões ligeiros, registando-se cinco mortos (TSF).
- dia 24 de Agosto, um avião da Spanair faz aterragem de emergência em Málaga quando se dirigia a Lanzarote (TSF).
- dia 24 de Agosto caiu um Boeing 737 no Quirguistão. Dos 120 passageiros terão sobrevivido 25 (SOL).
- dia 25 de Agosto, despenha-se um avião na Guatemala (Sapo).
- 26 de Agosto, uma aterragem de emergência num avião da Ryanair em Limoges (França) faz 16 hospitalizados (Sapo).
- 26 de Agosto, nas Filipinas, um C-130 militar desaparece no sul do país com 9 pessoas a bordo (Sapo).
- 26 de Agosto, um avião sequestrado no Sudão aterra na Líbia (SOL).
- 27 de Agosto, "um avião da companhia de voos low cost Thomas Cook aterrou hoje no aeroporto de Faro depois de o piloto ter detectado um problema no aparelho" (Sapo);
- 27 de Agosto, um avião da Air France sai da pista ao aterrar em Montreal (El País).
Sobre o acidente da Spanair, convém passar os olhos por algum jornal espanhol. Para além do sofrimento causado, as explicações não são satisfatórias. Foi o que li no El Mundo.
No mundo da aviação há uma trágica regra que, mais uma vez, está a provar a sua validade: após um acidente grave repetem-se acidentes e incidentes em aviões nos dias e semanas seguintes, com maior ou menor gravidade.
Assim, após o acidente desta semana da Spanair no aeroporto de Barajas, já registei estes incidentes:
- no dia seguinte ao acidente em Espanha, houve um acidente com um avião da Lufthansa na Alemanha. Se não me engano, neste mesmo dia, no Japão, caiu um avião ligeiro;
- hoje, um avião da EasyJet aterra de emergência em França (TSF);
- na quinta-feira, na Madeira, uma avaria num A320 retém Air Condor com destino a Hamburgo (TSF);
- dia 17, em Londres, deu-se a colisão de dois aviões ligeiros, registando-se cinco mortos (TSF).
- dia 24 de Agosto, um avião da Spanair faz aterragem de emergência em Málaga quando se dirigia a Lanzarote (TSF).
- dia 24 de Agosto caiu um Boeing 737 no Quirguistão. Dos 120 passageiros terão sobrevivido 25 (SOL).
- dia 25 de Agosto, despenha-se um avião na Guatemala (Sapo).
- 26 de Agosto, uma aterragem de emergência num avião da Ryanair em Limoges (França) faz 16 hospitalizados (Sapo).
- 26 de Agosto, nas Filipinas, um C-130 militar desaparece no sul do país com 9 pessoas a bordo (Sapo).
- 26 de Agosto, um avião sequestrado no Sudão aterra na Líbia (SOL).
- 27 de Agosto, "um avião da companhia de voos low cost Thomas Cook aterrou hoje no aeroporto de Faro depois de o piloto ter detectado um problema no aparelho" (Sapo);
- 27 de Agosto, um avião da Air France sai da pista ao aterrar em Montreal (El País).
Sobre o acidente da Spanair, convém passar os olhos por algum jornal espanhol. Para além do sofrimento causado, as explicações não são satisfatórias. Foi o que li no El Mundo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)


