Mostrar mensagens com a etiqueta estupidez. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta estupidez. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Um país de estúpidos

Sobre a tragédia que se abateu na praia Maria Luísa, em Albufeira, muito se tem dito, lido e escrito.

O que me irrita nesta tragédia é a atitude e reacção das pessoas. No fim-de-semana, nas televisões, vi entrevistas a algumas pessoas sobre o que aconteceu ali. E - confesso - só me apetecia desatar à estalada àquela gente toda.
Uma senhora, empedernida, dizia que a culpa do sucedido era dos "de cima", do Estado, porque não tinha sinalizado convenientemente o rochedo. Por acaso, até estava sinalizado.
Seguem as entrevistas, e as pessoas, irresponsáveis, à sombra de outras ribanceiras instáveis, respondiam barbaridades destas: "oh, não, era muito azar esta aqui também cair agora..."
Isto dito por "reles" cidadãos na praia e até por um nadador-salvador que estava à sombra debaixo de um desses penhascos.

Pergunto: mas este país só tem gente estúpida que só faz as coisas se os mandarem ou tiver uma sinalética qualquer?!
As pessoas são ceguinhas que não vêem se o sítio onde pousam a toalha é arriscado ou não?

Isto tira-me do sério.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Sinais de fumo

Só um país como Portugal dá esta importância ao faits divers que é a situação de Sócrates (e Manuel Pinho) ter fumado no voo para a Venezuela.
E o primeiro-ministro sente-se na obrigação de vir dar uma explicação ao país. E dizer que desconhecia a lei que o seu governo fez. (Logo no 1º ano da faculdade, aprendi que a ignorância da lei não aproveita a ninguém... Quando eu violar uma lei qualquer, posso dizer que desconhecia a lei e não ser penalizado por isso?) E, docemente, confessar que é hábito e já o fez noutras viagens. E a oposição, seriamente vestida de sentido de estado, vem exigir que o primeiro-ministro peça desculpa e seja penalizado.
Ah... o engenheiro de todos nós, candidamente, já veio dizer que vai deixar de fumar.

É para isto que eu pago impostos, e por essa via pago os políticos deste país?! Posso mudá-los?

E não são apenas os políticos. São também os jornalistas que se prestam a dar eco a este tipo de circos.
De uma visita de Estado de um primeiro-ministro a outro país, a única coisa que fica é que Sócrates vai deixar de fumar?!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Marginalidade política e informativa

A política é cada vez mais uma coisa estranha e sem sentido. E a comunicação social ajuda, e muito.

Na entrevista de Luís Filipe Menezes ontem à SIC Notícias, o assunto que ficou foi a retirada da publicidade (e consequente receita…) à RTP. Pelo menos foi isso que a imprensa de hoje ouviu.
Não vi a entrevista, mas… é só isto que um candidato a primeiro-ministro tem a dizer numa entrevista? É só isto que fica de uma entrevista de uma hora?!
Já a semana passada, na entrevista a Sócrates, o grande resultado tinha sido um tabu…. que não passava de uma idiotice. Quer da parte de quem o disse, quer de quem se agarrou a isso como notícia.

É claro que muitas notícias são mal tratadas, agarrando sempre o que não interessa. Alguns exemplos:

1 – no Expresso, a propósito de um pequeno engano de Sócrates no encerramento das jornadas parlamentares, o título é “afinal Maria de Lurdes Rodrigues é ministra da avaliação”. Ouvi a intervenção de Sócrates, e foi um engano normal no contexto do que ele dizia… e é isto que merece realce num jornal de referência?! O jornalismo anda com umas tiradas idiotas…

2 – no Jornal da Noite da SIC, Luís Costa Ribas, um jornalista experiente, a propósito do debate de ontem entre Hillary Clinton e Barack Obama, destaca alguma (pouca) dificuldade da candidata dizer o nome do candidato delfim de Putin, de seu nome Medvedev. E o jornalista comenta que um candidato que não consegue dizer o nome do futuro presidente da Rússia não tem capacidade para liderar os EUA. Costa Ribas não consegue perceber que foi uma dificuldade normal em pronunciar um nome de um país (e alfabeto) diferente? Por que é que todos os jornalistas e comentadores têm de tirar partido por Obama?

3 - outro caso, que se enquadra nesta mesma lógica, é a polémica causada pela foto de Barack Obama com os trajes tradicionais somalis há dois anos. Não há ideias a discutir?
4 - as eleições presidenciais russas são no próximo fim-de-semana... algum jornal ou televisão tem seguido a campanha? (hoje vi uma noticia preocupante no Meia Hora). É certo que a democracia na Rússia tem características muito particulares, mas não há notícias? O que fazem os candidatos alternativos a Medvedev? Conseguem fazer comícios? Têm tempo de antena? Os jornalistas conseguem trabalhar livremente?

Eu devo ser alguém muito elitista e fora da realidade, mas não compreendo nem aceito este tipo de política e forma de a relatar.

Assim não vamos longe….

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Notícias fantásticas

1- Consultas excessivas devem ser mais caras
“Os doentes que fizerem «uso excessivo» de consultas sem justificação clínica nos serviços públicos de saúde devem pagar mais, defende o relatório sobre a sustentabilidade financeira do Sistema Nacional de Saúde (SNS), avança hoje o Público.”
Pergunto a quem fez este estudo se quem recorre ao SNS o faz por prazer, desporto, porque não tem mais nada para fazer. Certamente que é um gozo extraordinário precisar de uma consulta e só poder ter acesso à mesma daqui a vários meses… Mas isto são coisas que quem fez o estudo certamente ignora. Há coisas que os gabinetes não dizem. Nem os médicos privados.

2 - Filhos mais velhos são os mais inteligentes
"Um estudo realizado por cientistas noruegueses indica que os filhos mais velhos têm mais hipóteses de ter QIs mais altos do que seus irmãos mais novos. As causas serão sociais
Os pesquisadores analisaram 250 mil pessoas e constataram que os primogénitos e os que são o segundo ou o terceiro na ordem de nascimento, mas que perderam um dos irmãos mais velhos, marcaram uma pontuação mais alta no teste de QI."
Eu já desconfiava que devia haver algum motivo científico para a minha inteligência. Claro, para além da minha inteligência.

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Se Saramago o diz...

"Antes gostávamos de dizer que a direita era estúpida, mas hoje em dia não conheço nada mais estúpido que a esquerda", afirmou o octogenário escritor e militante histórico do Partido Comunista Português. (PÚBLICO)

De lembrar esta frase de Bernard Kouchner: É duro ser de esquerda, sobretudo quando não se é de direita” (via Vício de forma, de Pedro Lomba)...

A propósito... o que dirá Saramago de Chavez? Estúpido ou a verdadeira esquerda?

quinta-feira, 24 de maio de 2007

OTÁrios

A propósito desse profundo debate (...) sobre o novo aeroporto da Ota (ou seja lá onde for...), ontem o dia foi muito rico.
O ministro encarregue de promover a obra utilizou, num qualquer almoço, os argumentos mais estúpidos que é possível apresentar a favor da localização pretendida. E de caminho disse uma data de disparates, mentiras e até insultos.
A corroborar os disparates de Mário Lino, o presidente do PS, Almeida Santos, junta um novo argumento: o aeroporto não deve ser na margem sul porque a ponte pode ser dinamitada, devido aos fenómenos terroristas... uau!
Saberá ele, porventura, que também é possível dinamitar auto-estradas, viadutos, linhas de comboios do TGV...?
Para quem tem dúvidas sobre a necessidade de um novo aeroporto e sobre a sua localização na Ota - como eu - nada melhor do que estes dois senhores com argumentos tão geniais...

terça-feira, 10 de abril de 2007

Ainda a estupidez da justiça...

Sobre a notícia anterior, de tão estúpida, ainda tenho de tecer mais algumas considerações:
- a liberdade para informar (e o dever de informar) está posta em causa. Mesmo sendo verdadeiras (o que é o caso, reconhecido pelo tribunal), as notícias não devem ser publicadas porque ofendem os prevaricadores;
- a liberdade de expressão fica posta em causa;
- o Supremo Tribunal de Justiça contraria as decisões de outros dois tribunais inferiores;
- daqui a alguns anos, o Estado irá ter de devolver e pagar juros ao Público por esta decisão do STJ absolutamente absurda;
- sobre o recente cartaz do Gato Fedorento em resposta a outro do PNR, a reacção da Câmara de Lisboa é "estranha": agora o humor está limitado pela lei;
Algo está podre no reino da Dinamarca.... como diria o outro.

Coisas ilimitadas...

A estupidez chegou à justiça nacional. E em força!
A notícia no PÚBLICO:
"O jornal PÚBLICO foi condenado pelo Supremo Tribunal de Justiça a pagar uma indemnização de 75 mil euros ao Sporting Clube de Portugal por ter noticiado, em 2001, que o clube tinha uma dívida ao Estado de 460 mil contos desde 1996. Apesar de o Supremo ter admitido que a notícia é verdadeira, condenou o jornal com o argumento de que o clube foi lesado no seu bom-nome e reputação."
Vão à notícia e leiam os comentários dos cidadãos-contribuintes...
Se toda a gente se lembrar de processar por ofensa ao bom nome e reputação.... o Estado está tramado.
Então o Estado anda a publicar listas de dívidas ao fisco e à segurança social????

sábado, 31 de março de 2007

Perdonite

Esta semana, Tony Blair pediu perdão pelo papel britânico na escravatura. Uma estupidez!
Tal como quando João Paulo II pediu perdão em 2000 pelos erros da Igreja ao longo da História.

Será que daqui a 200 ou 500 anos, os líderes políticos da altura irão pedir perdão por actualmente se usar o automóvel? ou os aviões? ou outra coisa qualquer que hoje é tão normal que nem damos pela sua existência?

Os valores (ou seja lá o que for) de há 200 anos incluía escravatura e tráfico de escravos a partir de África... Faz sentido pedir desculpa por um modo de vida? Por uma certa organização da sociedade que vigorou no passado? Eu acho que não!
O problema é só um: o Ocidente - nós! - interiorizou que a culpa do actual estado de miséria em que meio mundo (sobretudo África) vive é nossa. E os líderes desses países fazem questão de lembrar isso a toda a hora.
E se S. Exas ditadores africanos tivessem feito alguma coisa para desenvolver os seus países? É que guerras, corrupção, plutocracia e afins não ajudam muito...
Ainda bem que Mugabe e compagnons de route têm desenvolvido a Nigéria (por exemplo)...



«Tony Blair marca presença numa cerimónia que lembrou a abolição da escravatura no Reino Unido, a 25 de Março de 1807: «it is an opportunity for the United Kingdom to express our deep sorrow and regret for our nation's role in the slave trade and for the unbearable suffering, individually and collectively, it caused».

Não sou grande adepto deste tipo de pedidos de desculpa em retrospectiva. Para além do óbvio politicamente correcto, há neste exercício uma dose de anacronismo que não é despicienda.»

segunda-feira, 26 de março de 2007

Riso e estupidez...

"O que me dá vontade de rir é eles pensarem que eu sou estúpido"
Alberto João Jardim, a propósito da nova lei da comunicação social, que visa impedir a posse destes meios por parte dos governos. Uma lei feita à medida para tirar o Jornal da Madeira da alçada do Governo Regional da Madeira.

sexta-feira, 23 de março de 2007

Horas...


«Quatro confederações patronais escreveram ao primeiro-ministro, José Sócrates, a pedir a uniformização da hora legal em Portugal com a que está em vigor na maior parte dos países da Europa continental.
Na carta, a que o DN teve acesso, as cúpulas patronais da indústria, comércio e agricultura argumentam que "a diferença de uma hora provoca dificuldades nos contactos comerciais e o aumento nos custos com as deslocações dos empresários portugueses, obrigando a que, para estar presente em iniciativas que se iniciam ao princípio do dia, seja necessário viajar na véspera".
"A maioria das associações [patronais] entende que a hora legal portuguesa deve coincidir com a hora dos países da Europa continental, com os quais o nosso país mantém intensas relações comerciais, nomeadamente Espanha", lê-se na missiva enviada a Sócrates.»


Ainda sou do tempo do Governo Guterres, quando se adoptou a hora actual. Contra a barbaridade que era as criancinhas acordarem de madrugada para irem à escola.

Esta ideia peregrina é uma completa estupidez! Daqui a 10 anos vamos adoptar a hora da China? E porque não a dos EUA?
A Bolsa ja tem de abrir às 7h00 da manhã para a companhar a hora da "Europa".

E há também para aí outra ideia ainda mais peregrina, mudando o esquema mundial das 24h/dia para outra coisa qualquer por forma a "aumentar a produtividade".

Eu proponho: e se proibirem as pessoas de terem vida pessoal, hein? e passarem a dormir na empresa (assim tipo século XIX, por alturas da Revolução Industrial)?

É apenas uma sugestão, nao se acanhem....

segunda-feira, 12 de março de 2007

Alarvidade em TVI: a bela e o cromo

Ontem começou na TVI mais um magnífico concurso ao estilo "big brother", segundo vi hoje de relance ao passar por lá. Ontem foi muito baixo e até ofensivo para qualquer mulher que se preze. Foram escolhidas a dedo... boas, minimini saias, e ignorantes (para não chamar mais nada). Eles? uns totós. Não fosse o apresentador-palhaço (e acompanhante) e dava para dormir.
Só não percebi como é que o Rui Zink, a Clara Pinto Correia, o Carlos Quevedo e a Marisa Cruz se prestam àquelas figuras...
O Arrastão, de Daniel Oliveira, disse tudo o que eu penso. Cá fica, na íntegra, o texto dele:
"Para quem ficou muito chocado com imagens eróticas de dominação em publicidade devia ter passado ontem por um inenarrável concurso: "A Bela e o Mestre". Uma espécie de "Big Brother". De um lado, raparigas supostamente belas (os gostos não se discutem, lamentam-se) que estiveram a vida inteira enfiadas numa cave e por isso nunca ouviram falar de Fidel Castro, de Putin, de Gorbachev ou de fosse quem fosse. O estereótipo boneca-boa-burra-mimada-infantil. O apresentador vai gozando com a inesgotável ignorância das meninas (ao pé das quais até ele parece ser dotado de alguma massa cinzenta) e o público diverte-se com as asneiras das cachopas. Os medíocres entram em delírio quando encontram alguém pior do que eles. Do outro, uns "nerds" supostamente inteligentíssimos, mas flácidos, feios, desajeitados e tímidos, mostram a sua humilhante falta de virilidade, compensada por cursos de ciências em Coimbra. Elas burras e giras, como se quer. Eles feios e cultos, como se espera.
O programa, que se deve julgar muito moderno e até feminista, vai tentar que, por osmose, as mulheres fiquem mais espertas e os homens mais belos. No fim, teremos a igualdade. Se era para provar que as duas coisas se ensinam, porque não ocorreu a ninguém misturar na brincadeira uns belos-burros e umas feias-espertas? Porque seria insuportavelmente humilhante para uns e outros. E não teria graça. Como se vê pelo apresentador, as audiências até aguentam homens pouco dotados de neurónios, mas não suportam mulheres feias. E não costa que o "shares" aumentem quando uma mulher inteligente abre a boca.
O programa, por si só, nada tem de mal. É só a alarvice do costume. Talvez só tenha impressionado quem, como eu, não descia há muito tempo do canal 5. Mas não consigo deixar de ficar perplexo ao perceber que, em 2007, ainda haja gente que queira ver isto. Para quem este estereótipo, mesmo como estereótipo, ainda funcione. E, mais extraordinário, que Rui Zink e Clara Pinto Correia estejam lá para abrilhantar a festa."

quarta-feira, 7 de março de 2007

Coisas ilimitadas...

"Estou pasmado...
... com esta possibilidade: Assembleia da República debate taxa sobre bilhetes de aviação para combater o HIV e outras doenças.
É o delírio..."
Copio descaradamente da Teoria da Suspiração.
Se isto é verdade, tamanha estupidez só me faz mesmo suspirar.