quarta-feira, 10 de setembro de 2008

LHC: ciência fantástica


A NOTÍCIA do dia é o acelerador de partículas:

«"Clic" e já está: hoje vai iluminar-se o túnel a 100 metros de profundidade, na fronteira entre a Suíça e a França, onde terá lugar uma experiência que pode ser tão importante como a chegada do homem à Lua: o Grande Acelerador de Hadrões (mais conhecido pela sigla em inglês, LHC) vai começar a funcionar, acelerando partículas subatómicas até velocidades que ficam apenas a um fio de cabelo da da luz. E para que é que serve tudo isto? Para tentar compreender a natureza fundamental da matéria.»
(PÚBLICO)

Na SIC houve um pequeno debate entre um cientista e um padre. Interessante. No fundo, não há colisão entre ciência e religião. (Sou dos que acha que a teoria evolucionista de Darwin continua a fazer sentido se houver um Deus).
O cientista aproveitou para pôr de lado o alarmismo criado por alguns profetas da desgraça, que afirmaram que esta experiência podia originar um buraco negro, e assim o planeta Terra ser engolido. Até eu, um leigo em ciência, acho este pseudo-alarmismo um perfeito disparate. Para além deste disparate, não será hoje que a aceleração irá atingir o seu máximo, mas provavelmente daqui a alguns meses, no fim de um processo que hoje teve o seu início.
Por outro lado, como dizia o cientista na SIC, afirmar que esta experiência é a maior do séc. XXI não faz sentido. Estão decorridos apenas 8 anos deste século. No que ainda falta do século, a ciência vai parar?

Aqui o site do CERN - Laboratório Europeu de Física de Partículas.

Sem comentários: