terça-feira, 23 de setembro de 2008

Mundos virtuais

Hoje foi dia grande para a propaganda governativa!
O governo em peso foi pelas escolas do país distribuir esse pseudo computador português chamado Magalhães.
Para estes senhores, Portugal resolve-se com propaganda vestida de computadores, de acordos de futuras intenções que depois não têm concretização, e com truques estatísticos.
Com a educação deles, passamos a ter mais aproveitamento. Com os Magalhães havemos de passar a ser o país do mundo com mais PC por aluno.
Claro que há coisas que não vêm com os computadores, como dizia esta noite o Prof. José Tribolet na SIC Notícias: hábitos de trabalho, disciplina, higiene, critérios de selecção da informação (à qual passam a ter acesso, em catadupa, graças a este gadget), capacidade de pensar... Mas também não é isso que se pretende...
Admito que, daqui a uma geração, estes computadores possam vir a revelar-se como úteis para sociedade, pelas competências que fornecem às actuais crianças. Mas antes, convém ensiná-las a estudar, a compreender, a PENSAR.

--- / / ---

Para mais informações sobre esta descoberta de Sócrates, podem consultar:
- Classmatepc
- Portugal Diário
- Wikipedia

1 comentário:

MarTIC@ disse...

Faz-de-conta. A saga continua neste país à beira do caos. Adorei o "pseudo computador português - Magalhães". Sim, porque de português tem muito que se questione...
A Educação continua em decadência, à velocidade da luz. Qualquer dia não será necessário comparecer na escola. O diploma chega a casa. On-line!!!
E vem a Srª Ministra (P*** do C******) anunciar que nos próximos tempos o objectivo é alcançar 100% de aprovações no final do 9º ano... É bom saber que temos uma ministra com objectivos. Dava um grande filme de ficção e de terror, tendo em vista as consequências nefastas para o sistema de ensino.
Sinceramente, não entendo estes governantes. Não vejo maneira de se endireitar a nação. Será preciso partir para a violência? Umas pancadas a jeito poderiam mostrar resultados satisfatórios...


X@u