domingo, 12 de fevereiro de 2006

Peregrinação peregrina

Ontem a Fátima de Felgueiras foi em peregrinação a Fátima-santuário agradecer, juntamente com 55 autocarros, o ter sido eleita nas últimas eleições autárquicas. Se o ridículo matasse... Ainda bem que isto foi um "movimento espontâneo" das gentes lá do sítio, e que nunca passou pela cabeça "misturar palcos"...
E se se tornar moda todos os políticos seguirem esta ideia peregrina? Passará a haver uma "peregrinação anual do político agradecido"?
A senhora tem, sem qualquer dúvida, o direito de expressar a sua religiosidade. Mas um político, com verdadeiro sentido de Estado, não faz este tipo de figuras.
Depois de sair do Santuário de Fátima, a senhora foi ao Funpark. Onde, a partir de uma "espécie de púlpito improvisado, Fátima Felgueiras começa a distribuir lenços brancos, postais e "pins" pela multidão que se vai juntando em seu redor. Os lenços são o adereço mais cobiçado. Pudera. Dizem "Felgueiras Sempre Presente! Fátima, 11 de Fevereiro de 2006". Há quem os ponha na cabeça, ao pescoço e há até quem não se contenha e os agite gritando "Fátima, Fátima"".(Público, 12 Fevereiro 2006).
Que País este, que se achincalha a si próprio...
Deve ser uma antecipação do carnaval versão 2006.

Sem comentários: