sexta-feira, 3 de março de 2006

Falar de blogues

Hoje ao fim do dia passei pelo Atrium Saldanha. E lá fiquei, a beber um leite quente, e a ouvir o pianista. Todos os dias, ao fim da tarde, está lá um pianista, a acompanhar musicalmente todos os que lá estão ou passam. Para mim, abriu o reportório com Nick Cave. De quem tocou várias músicas. Já há algum tempo que não ouvia nada dele... e gostei.

Depois, fui a um debate/colóquio na Livraria Almedina (www.almedina.net). Soube esta semana que lá há estes encontros de vez em quando, e sobre vários assuntos. Hoje o tema era “Falar de Blogues: Feminino/Masculino”.
Como convidados estavam Francisco José Viegas (A Origem das Espécies), Sofia Vieira (Controversa Maresia), André Carvalho (Geração Rasca), e Rita Barata Silvério (Rititi).
Foi um debate interessante, leve, divertido. Para mim, esclarecedor, já que estou na blogosfera há apenas um mês.
Pelos vistos, há babyblogs (já vi umas coisas estranhas destas pela blogosfera...), blogues femininos, blogues masculinos, blogues políticos, económicos, de poesia, de sexo, diários,.... E eu que pensava que apenas havia blogues interessantes e desinteressantes... Que básico!
Depois, há a questão de quem escreve os blogues, e porque o faz. O consenso: quem escreve blogues, fá-lo por vaidade. Hummm... sim, é verdade! E também é um humilde contributo para o choque tecnológico do Eng. Sócrates.
Há também o drama dos comentários. Há quem tenha por profissão insultar seja lá o quê ou quem for nos comentários. O bloguer deve ou não apagar esses comentários? Consenso: se o comentário é só ordinarice e ofensas gratuitas, claro que sim. O blogue é como a minha casa: só entra quem eu quero (Sofia Vieira).
E porquê é que as mulheres falam mais da casa/marido, e nos blogues masculinos isso é inexistente? Ou porquê é que os bloguers são todos solteiros?....
E há as questões úteis: de vez em quando, escrever completas provocações apenas para subir a audiência do blogue (Francisco José Viegas)....

Tudo questões interessantes.
Os debates continuam.
O próximo é no dia 30 de Março, às 19h.
Também na Livraria Almedina do Atrium Saldanha.
Tema: Falar de Blogues Temáticos.

Apareçam. E ficamos a aguardar que a Almedina arranje um espaço maior....

Sem comentários: