sexta-feira, 17 de março de 2006

FPF, Israel, Palestina... e Freitas do Amaral

Projecto de Cooperação para a Paz
O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, esteve esta quinta-feira no Ministério dos Negócios Estrangeiros, onde procedeu à entrega dos equipamentos e das bolas de futebol que a FPF vai oferecer a crianças israelitas e palestinianas.
Em declarações proferidas durante a cerimónia, Gilberto Madaíl destacou a importância de, em matéria de cooperação, "passar das palavras à acção, o que aconteceu através desta iniciativa".
"É claro que os problemas não se resolvem de um dia para o outro, mas se todas as vozes se unirem em torno da Paz, esta mensagem acabará por ser escutada e ter resultados práticos. Tratou-se de um gesto simbólico mas muito significativo", referiu.
Já Diogo Freitas do Amaral agradeceu à FPF o facto de ter aceite o repto lançado pelo Embaixador de Portugal em Israel, afirmando que tão ou mais importante que a aproximação entre instituições, é a aproximação entre cidadãos. O chefe da diplomacia portuguesa reconheceu, ainda, que o Desporto, e o Futebol em particular, são veículos privilegiados de promoção dos ideais da Paz.
Os 160 equipamentos e as 24 bolas serão enviados para o Embaixador de Portugal em Israel, Pedro Nuno Bártolo, que sugeriu o apoio da FPF ao Projecto “Twinned Peace Football Schools” promovido pelo Centro Perez para a Paz.
A Organização Não Governamental criada pelo Prémio Nobel da Paz, Shimon Peres, dedica-se à promoção do diálogo israelo-palestiniano e tem vindo a desenvolver vários projectos no domínio do Desporto e, em particular, na área do Futebol.
Sugestão de um cidadão:
Por que não colocar nas 24 bolas uma fotografia de Freitas do Amaral?
Apenas me estou a lembrar do filme Náufrago, no qual Tom Hanks desenha uma cara numa bola só para ter companhia...

Sem comentários: