segunda-feira, 27 de março de 2006

Simplex 2006

O Primeiro-Ministro José Sócrates apresentou, hoje à tarde, o "Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa - Simplex 2006", consubstaciado em 333 medidas.
À partida, parece uma ideia interessante, cuja utilidade vamos ver na prática. Quanto ao nome... é ridículo! Simplex 2006??
Esperemos que não enferme do mesmo mal das Lojas do Cidadão, que eram/são apenas uma concentração das burocracias habituais num mesmo espaço, cujo funcionamento é assegurado pela mesma máquina burocrática. Enfim...
Para já, por exemplo, eliminar as re-inscrições anuais dos alunos nas mesmas escolas, a eliminação das certidões de inexistência de dívidas ou o fim da obrigatoriedade da prova anual de rendimentos (IRS), entre outras, são medidas do mais simples bom senso. Só espanta o facto de só agora serem tomadas... Mas ainda bem. Aguardemos que não sejam mais um episódio de propaganda política...
Certamente, com estas medidas, irão acabar com uma coisa no mínimo caricata: as certidões de óbito caducarem ao fim de 3 meses... Ao menos, Jesus Cristo ressuscitou mais rapidamente, logo ao fim de 3 dias!
A propósito disto, no Público de hoje...

Sem comentários: