sábado, 15 de abril de 2006

"Nós, a Rede"

No PÚBLICO (www.publico.pt) vem esta interessante "notícia". Tomei a liberdade de citar alguns excertos.
Até porque ando neste mundo, respiro... e tenho um blogue! E também tenho mail, e estou no hi5!
"Antes, a Internet era um sítio onde os utilizadores entravam e permaneciam temporariamente. Um parêntesis na vida real, que decorria off-line. Hoje, as pessoas têm uma identidade online, partilham fotografias e vídeos, discutem as notícias, colocam os pensamentos e episódios privados ao alcance de um qualquer motor de busca. "A nossa vida está online e parece que isso interessa aos desconhecidos", explica José Luís Orihuela, professor na Universidade de Navarra, em Espanha, e autor do blogue eCuaderno.
(...)
"O crescente ritmo de adesão, ao nível social das tecnologias de informação, está a contribuir para um processo imparável de digitalização e virtualização de muitas das nossas experiências quotidianas", defende Orihuela, para quem o correio electrónico, os chats, os sistemas de mensagens instantâneas, entre outros, "mudaram as práticas sociais e comunicativas".(...)A World Wide Web representa uma fatia significativa destas novas formas de socialização. Nascem todos os dias serviços que tornam a Web num espaço de interacção e são cada vez mais aqueles que acorrem aos chamados sites de "social networking" para manter contacto com amigos ou para travar novos conhecimentos, através de um sistema que
permite "conhecer" os amigos dos amigos e assim formar uma rede digital de amizades.
(...)
Inspirados pela filosofia da Web social e pelos potenciais lucros gerados pelas visitas diárias de milhares de utilizadores, surgem constantemente novos serviços destinados a todo o tipo de nichos: mapas que permitem assinalar as casas dos amigos, agendas on-line para que qualquer pessoa possa saber quais os compromissos de outra, sistemas para partilha de sites favoritos ou páginas onde é possível seguir comentários deixados em weblogs e as respectivas respostas. "Estamos a descobrir uma verdade elementar da nossa espécie", diz Orihuela. "As pessoas querem comunicar e cooperar umas com as outras. Hoje, finalmente, dispomos de ferramentas para o fazer à escala planetária."

1 comentário:

Anónimo disse...

Só para te desejar umas Pascoas Felizes =)


Saudaçoes de um Machiquense :)