segunda-feira, 24 de abril de 2006

Semana sem televisão

“De 24 a 30 de Abril decorre a semana sem televisão, uma iniciativa internacional da associação americana TV Turnoff Network que convida a ver a vida com outro olhos, enquanto o ecrã está desligado.” Em Portugal e Espanha, o dia 10 de Maio será o dia de abstinência televisiva.
Por coincidência, ontem foi o dia do mundial do livro, e o Governo lançou um estudo para qualificar os hábitos de leitura em Portugal. Supostamente, “90% dos portugueses não lêem.” Eu desminto este valor! Toda a gente lê... as legendas dos filmes. E alguns jornais gratuitos. Ou até mesmo as facturas que chegam a casa. Acreditem, aquela percentagem é manifestamente exagerada!
Hummm... numa de filósofo: o que é a leitura?
A ideia até é interessante. Gasta-se – gasto! – muito tempo a ver televisão. Tempo que podia ser utilizado a ler, a ir ao cinema (apesar de estar a um preço quase proibitivo), a passear, a ir ao café, a... Grouxo Marx, famoso comediante americano, disse: “acho a televisão muito educativa. Cada vez que alguém liga o aparelho, vou para outra divisão e leio um livro.”
E eu até leio bastante. Embora já tenha lido mais... Quando se trabalha, a leitura cansa os olhos. E a melhor opção acaba por ser ficar “vidrado” na TV, numa emocionante viagem pelo planeta do zapping. Mas posso fazer uma lista de BONS LIVROS que já li. Volto a isso num próximo post.
Um lema deste movimento é qualquer coisa como “desligar a televisão e ligar a vida.” Pois. Vou tentar...

Sem comentários: