quinta-feira, 22 de junho de 2006

TIMOR

Estas notícias foram surgindo ao longo do dia no PÚBLICO:
Às 11h32:
Xanana demite-se amanhã se Alkatiri não assumir responsabilidades
"Peço responsabilidades ao vosso camarada Mari Alkatiri pela crise que estamos a viver, relativamente à sobrevivência do Estado de direito democrático, ou amanhã [sexta-feira] eu vou mandar uma carta ao Parlamento Nacional, para informar que me demito de Presidente da República", disse Xanana Gusmão numa mensagem ao país."Tenho vergonha pelo que o Estado está a fazer ao povo e eu não tenho coragem para enfrentar o povo", afirmou o Presidente da República, justificando a sua decisão.
Às 11h56:
Alkatiri reitera que vai continuar como primeiro-ministro e critica Xanana
O primeiro-ministro timorense, Mari Alkatiri, reiterou hoje que não se demitirá da chefia do governo apesar de o Presidente da República, Xanana Gusmão, o ter responsabilizado pela crise vivida em Timor e ter ameaçado demitir-se.
"Peço responsabilidades ao vosso camarada Mari Alkatiri pela crise que estamos a viver, relativamente à sobrevivência do Estado de direito democrático, ou amanhã [sexta-feira] eu vou mandar uma carta ao Parlamento Nacional, para informar que me demito de Presidente da República", disse Xanana Gusmão numa mensagem ao país."Tenho vergonha pelo que o Estado está a fazer ao povo e eu não tenho coragem para enfrentar o povo", afirmou o presidente timorense, justificando a sua decisão.Segundo os serviços da Presidência da República, a mensagem é dirigida "ao povo e aos membros da Fretilin", o partido no poder em Timor-Leste.
Às 16h03:
Xanana acusa Fretilin de querer fazer golpe de Estado e “matar a democracia”
O Presidente timorense, Xanana Gusmão, afirmou hoje que a alegada distribuição de armas a civis se insere num plano da Fretilin para “fazer o golpe e matar a democracia” em Timor-Leste.
“O problema da distribuição de armas não é para esta situação que estamos a atravessar. Eles já têm um plano. Fizeram a distribuição por causa das eleições de 2007 e é por isso que ouvimos eles dizerem: só a Fretilin pode criar a estabilidade e a instabilidade”, acrescentou.
Perante esta sequência, e como o Primeiro-Ministro não parece que se vá demitir, Xanana Gusmão só tem uma carta sobre a mesa: a sua demissão.
Portanto, como esta foto documenta, cortar a cabeça.
Como não tem poderes constitucionais para demitir Mari Alkatiri, e por ter puxado a corda pensando que venceria, só lhe resta esta possibilidade. Ou aguardar uma revolta popular - mais uma - que obrigue ao afastamento do Primiero-Ministro e que lhe "dê condições" para continuar na Presidência.

Sem comentários: