domingo, 23 de julho de 2006

A guerra de sempre

"Sucede que há outras razões. Sempre que o assunto é Israel acabamos por ter de relembrar algumas evidências. A guerra em curso de Israel no Sul do Líbano pode ser uma resposta à desordem dos tempos e, muito em especial, ao caos em que se transformou o Médio Oriente. Mas não é em absoluto uma guerra nova. Na essência, Israel perpetua uma guerra contra os países árabes porque os países árabes continuam a recusar que Israel exista.
Em 2000, Israel saiu do Sul do Líbano que depois disso passou a ser controlado pelo Hezbollah; em 2005 deixou Gaza. O Sul do Líbano e a Faixa de Gaza têm sido usados pelos movimentos terroristas para sucessivos ataques de rockets contra Israel. O Hezbollah tem ligações ao Hamas. O Hamas tem ligações à Síria. E tanto o Hamas como o Hezbollah gozam da sádica protecção do Irão, agora em fase nuclear.
Com um Governo inepto do Hamas na Palestina, um Hezbollah descontrolado no Líbano, a cumplicidade da Síria e o lunático Presidente do Irão, não se pode esperar dos israelistas brandura e benevolência. Não se pode esperar que sacrifiquem a sua segurança, que se abstenham. É uma guerra de um contra muitos. Como sempre foi."
O texto integral de Pedro Lomba, no DN de há uns dias, está aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

:P

bonito video.. eheh =)

Anónimo disse...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»