sábado, 19 de agosto de 2006

Baby boomers: a geração Clinton

A geração baby boomer (“termo usado geralmente para definir os que nasceram nos EUA e na Europa do Norte entre 1946 e 1964”) chega hoje aos 60 anos, sendo representada pelo ex-Presidente americano Bill Clinton, que hoje faz a mesma idade. Talvez seja ele o mais emblemático rosto desta geração.
“As mudanças culturais promovidas ou vividas pelo baby boomers incluem a revolução sexual, o movimento hippie e a ascensão do feminismo.”
“Clinton não foi o mais jovem Presidente da história dos EUA – o “recorde” pertence ao seu herói, John F. Kennedy –, mas foi o mais novo ex-Presidente de sempre: deixou a Casa Branca com apenas 52 anos e a promessa de continuar ao serviço público”, sendo que saiu com taxas de aprovação da ordem dos 70%.

“Ele personifica na perfeição o sucesso dos baby boomers na meritocracia americana. É o homem que ascendeu da pobreza ao cargo mais importante da nação. E o seu êxito é também o êxito da sua geração. A sua história é uma história de talento, força de vontade e trabalho: um self-made man que conta com a sua educação, a sua inteligência e o seu empreendedorismo para ultrapassar as circunstâncias negativas da vida e brilhar.”

Depois de ter sido governador do Arkansas, Clinton, enquanto Presidente dos EUA, põe na agenda uma série de causas: “defesa do ambiente, reforma do sistema de assistência social, restrições à venda de armas, combate às discriminações sexuais”, e foi promotor da paz a nível mundial em várias regiões. E nem a turbulência dos seus mandatos o abateu.

Após abandonar a Presidência (que voltaria a ganhar folgadamente se fosse possível recandidatar-se), dedicou-se a diversas causas, ancorado na sua Clinton Foundation: fundos de assistência às vítimas do tsunami asiático ou do furacão Katrina, combate à sida, à obesidade infantil, campanhas contra o aquecimento global.

Outros nascidos em 1946:
- George W. Bush
- Freddie Mercury
- José Carreras
- Steven Spielberg
- Tommy Lee Jones
- Cher
- D. Duarte Pio
- Xanana Gusmão
- Jesualdo Ferreira
- Maria Bethânia
PS: as citações são da edição impressa do PÚBLICO.

Sem comentários: