sexta-feira, 11 de agosto de 2006

Incêndios

Há alguns dias descobri o blog Estrago da Nação, de Pedro Almeida Vieria, também autor de um livro com o mesmo nome (da colecção Cadernos DQ Reportagem, da Dom Quixote) e no qual traça "um retrato social de um país enleado em graves problemas, muitos dos quais resultantes da forma como maltratou, ou não soube proteger, os seus recursos naturais."
Nesta altura em que se atingiu o pico de mais uma onda de calor (é previsível a descida das temperaturas a partir deste fim-de-semana), nada melhor do que ir lendo as análises deste jornalista licenciado em Engenharia Biofísica. Portanto, de alguém que sabe do que fala e que coloca umas questões pertinentes no seu blog, e que não têm sido feitas quer aos cidadãos vítimas dos incêndios, quer aos responsáveis pelo seu combate.
O facto de o país arder todos os anos não é apenas uma fatalidade da natureza. É também - ou sobretudo? - consequência de muita irresponsabilidade e desleixo dos cidadãos deste país. Como terá dito o Presidente Bush, se não houver florestas, não há incêndios. Eu só pergunto: quem gostará de viver com o deserto do Sahara já no Alentejo...?

1 comentário:

Anónimo disse...

Enjoyed a lot! » » »