É A ponte que marca o Tejo de Lisboa. Simultaneamente imponente e leve. Bonita, na sua cor vermelha. Tem a magia de um laço no Tejo.
Com uma longa história até à sua construção, começou por ser a Ponte Salazar. A democracia baptizou-a de 25 de Abril. Para o povo é a Ponte do Tejo. Um título que nem a Ponte Vasco da Gama lhe veio roubar. Porque é esta ligação que marca a paisagem de Lisboa quase de todos os pontos de que se olhe.
Uma das melhores imagens que retenho da 25 de Abril foi há alguns anos. Ia eu para a faculdade, ali na Junqueira. Estava um daqueles dias de nevoeiro, em que parecia que D. Sebastião vinha a caminho. E, no Tejo, uma almofada de nuvens ocultava os pilares da ponte. Uma imagem absolutamente mágica. No dia seguinte foi capa de vários jornais. Para além da memória, guardo essa imagem algures.
Um dos momentos para celebrar esta ponte são as Maratonas que todos os anos a atravessam.
Sentimos a ponte de outra forma. Percebemos que a fragilidade que se vê lá de baixo afinal é feita de robustez. É uma experiência única.
Já foi a maior ponte da Europa e uma das maiores do Mundo. É muito parecida com a Ponte de S. Franscisco, nos EUA. É a ponte de Lisboa!
Sem comentários:
Enviar um comentário