domingo, 3 de setembro de 2006

Filme: O Sentinela


Fui ver O Sentinela.

A história oficial será esta:

"O agente especial dos Serviços Secretos Pete Garrison está convencido que um neonazi se infiltrou na Casa Branca, com o objectivo de matar o Presidente dos Estados Unidos da América. Depois da morte de um colega, Garrison inicia uma investigação, mas começa a ser ameaçado e chantageado por alguém que conhece o seu caso com a Primeira Dama. Considerado suspeito e afastado das suas funções, Garrison torna-se num fugitivo, mas não desiste de provar a sua inocência e salvar a vida do Presidente. Michael Douglas e Kiefer Sutherland são os protagonistas deste filme sobre espionagem e traição nos serviços secretos americanos."


Para muitos não passará de uma americanice descarada e bacoca. Mas mostra como será garantida a segurança do Presidente dos EUA. A forma como os percursos são escolhidos a cada momento: sorteio à última hora. Com várias viaturas oficiais. Lembro-me de uma reportagem que li há algumas semanas sobre as manobras que garantem a segurança do Presidente Bush. Basta lembrar que a viatura que transporta o Presidente é blindado, pesa 6 toneladas, e a única coisa que o poderia danificar seria um míssil….

Quanto às personagens, há algum desequilíbrio: o Presidente tem uma personagem frágil, quando posta em contraste com a Primeira Dama (Kim Basinger), com o segurança Pete Garrison (Michael Douglas) ou com o papel desempenhado por Kiefer Sutherland (da série 24), ou com a morenaça Eva Longoria.
Só para o gozo: como é que Garrison/M. Douglas anda fugido uma data de dias, sem ir a casa, e tem a barba sempre feita impecavelmente…?
Fui ao Londres, por uma questão de proximidade. Deve ser a única sala de Lisboa que ainda faz intervalos. Bons quando os filmes são uma maçada. Maus quando o filme nos prende, como era o caso d'O Sentinela.

Sem comentários: