segunda-feira, 4 de setembro de 2006

Freddie Mercury: 60 anos

Amanhã, 5 de Setembro, Freddie Mercury faria 60 anos, caso fosse vivo.
Ontem, no site da RTP, havia esta pobre resenha:
"Freddie Mercury, nome artístico de Farrokh Bulsara (Zanzibar, 5 de Setembro de 1946 — Londres, 24 de Novembro de 1991) foi o vocalista e líder da banda de rock britânica Queen. Mercury nasceu na localidade de Stone Town, na ilha Zanzibar, à época colônia britânica, hoje pertencente à Tanzânia, na África Oriental. Seus pais, Bomi e Jer Bulsara, eram indianos de etnia parsi. Mercury foi educado na St. Peter Boarding School, uma escola inglesa perto de Mumbai, na Índia, onde deu seus primeiros passos no âmbito da música, ao ter aulas de piano. Foi na escola que ele começou a ser chamado "Freddie"; com o tempo até os seus pais passaram a chamá-lo assim.
Depois de se formar em sua terra natal, Mercury e família mudaram-se em 1964 para Inglaterra devido a uma revolução iniciada em Zanzibar. Ele tinha dezoito anos. Lá, diplomou-se em "Design Gráfico e Artístico" na Ealing Art College, seguindo os passos de Pete Townshend. Este conhecimento mostrar-se-ia útil depois de Freddie projetar o famoso símbolo da banda.Lançou dois discos solo, aclamados pela crítica e público.
Mercury era bissexual, mas só assumiu publicamente a sua condição ao anunciar que estava com SIDA, um dia antes de morrer, em 24 de Novembro de 1991 em Londres. Líder de uma das maiores bandas de Rock/Pop do mundo, os Queen, no início nos anos 70, Freddie até hoje é simbolo de Front man no palco. Possuía uma energia única onde assumia total controle sobre as gigantescas plateias dos seus shows."
PS:fiz umas rectificações de pormenor... como é que se escreve o nome "Freddy"?! Isto é uma ofensa!!! FREDDIE!!!!!!!

Sem comentários: