terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

D. João II

Esta noite (23h35), no âmbito do programa-concurso Grandes Portugueses, a RTP apresenta o documentário relativo ao rei D. João II.
"O deputado Paulo Portas apresenta o documentário dedicado a D. João II, salientando que o governo do Príncipe Perfeito deixou-nos a mais extraordinária herança da História. Em apenas 14 anos de reinado, D. João II traçou o futuro do país como ninguém o fez até hoje. Colocou-nos ao nível das maiores potências da época. Promoveu o crescimento interno, planeou a expansão ultramarina.
Segundo Paulo Portas, Maquiavel terá pensado em D. João quando escreveu o “Príncipe”. Foi Lope de Veja quem lhe chamou “Príncipe Perfeito”. Isabel a Católica chamava-lhe, com admiração e respeito, “o homem!”. Dom João II mudou o destino de Portugal. Fundou o Estado Moderno e planeou a expansão ultramarina. Institucionalizou Portugal como potência mundial no final do século XV.
Para Paulo Portas, o Tratado de Tordesilhas é o testemunho exemplar da incomparável astúcia política e da visão de futuro do mais importante português de sempre: D. João II."

Sem comentários: