quarta-feira, 19 de setembro de 2007

25 anos a :)

Foi há 25 anos que o nosso conhecido smiley viu a luz do dia. E nunca mais parou de nos fazer sorrir.
"Foi graças ao e-mail e às BBS, numa altura em que só uma reduzidíssima minoria composta por militares, académicos e informáticos dispunha desses meios, que finalmente surgiu, se standardizou e disseminou o uso de smileys ou emoticons. As comunidades de fãs de sword & sorcery e dos role-playing games tinham já adoptado a ideia do escritor americano Ambrose Bierce, a combinação "\__/!" no final de uma frase, como marcador de ironia ou humor. Mas só há 25 anos, num fórum de ciências da computação, surgiu a proposta ganhadora, o bem conhecido :-) .
Seja pelo seu carácter de "ovo de Colombo", seja pela versatilidade que levou a inúmeras - algumas bem barrocas - variantes, certo é que em meados dos anos 90 não havia manual de introdução à Internet que não ensinasse aos novatos o seu significado. Os programas de chat e de instant messaging levaram os smileys a um novo nível ao representá-los como imagens fixas ou animadas - contrariando inclusive o objectivo inicial, que era o de serem usados num meio exclusivamente de texto ASCII." (ler texto integral no PÚBLICO)

1 comentário:

Cris disse...

Ainda bem que inventaram os smileys e os emoticons. Quem conversa no messenger ou em qualquer outro chat de conversação percebe o quanto eles ajudam à interpretação correcta do que se escreve. Quem lê não "ouve" o tom de voz e muitos mal entendidos ou dúvidas se podem gerar à conta disso. Foi uma invenção bem mais útil e inteligente do que à primeira vista se possa pensar :)
Bjocas doces!