segunda-feira, 21 de abril de 2008

O Amor nos Tempos de Cólera

Este fim-de-semana acabei de ler “O Amor nos Tempos de Cólera”, do genial Gabriel Garcia Marquez. Um livro comparável a "Cem Anos de Solidão", embora muito mais simples que este.

Basicamente é a história de uma espera, de um amor que não se consumou na juventude, mas que Florentino Ariza há-de esperar por mais de 50 anos, pois a sua amada Fermina Daza acaba por casar com outro.

Nunca a esquecendo, Florentino vai-se envolvendo com inúmeras mulheres, sem que isso apague o amor que tem e mantém por Fermina Daza. Na forma apaixonante e mágica que marca muitas das suas obras, Garcia Marquez levamos nesta história a ver a vida de duas interessantes personagens, sempre ricas.

Esta história foi recentemente transformada em filme. Que não vi, e não parece que vá ver. Mas a frase de promoção do filme parece-me apropriada à história: “quanto tempo esperaria pela pessoa que ama?”

No livro, entre muitas outras frases – sim, porque eu sublinho todas as frases que de alguma forma me agradam nos livros! – há uma que Florentino Ariza tinha dito, solitário entre a multidão do cais, num acesso de raiva (pág. 290): “O coração tem mais quartos que uma pensão de putas”.

1 comentário:

ad_intra disse...

Eu q ñ sou nada dada à leitura, adorei o livro... Já nem me lembrava dessa frase, mas é uma séria candidata a figurar no msn 1 dia destes... Faz todo o sentido... ;)