terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Museu dos Coches

E eis que passados 13 anos fui pela primeira vez ao Museu dos Coches
Recinto encoberto pelo frio e pela penumbra, o Picadeiro Real alberga uma das mais ricas colecções mundiais de coches, berlindas, carruagens, seges, carrinhos de passeio… muitas viaturas de simples aparato.
É uma verdadeira viagem no tempo até ao período entre os séculos XVII a XIX, na qual podemos apreciar as mudanças de gostos, de estilos…

Os coches que mais me chamaram a atenção foram os seguintes:

COCHE da EMBAIXADA ao PAPA CLEMENTE XI - dos Oceanos

Peça de um fausto extraordinário, “fazia parte do conjunto de 5 coches temáticos e 10 de acompanhamento que integraram o cortejo da Embaixada enviada pelo rei D. João V ao Papa, em 1716, como ponto alto da ostentação da magnificência do Poder Real, de quem dominava um vasto império.”
Não pude inibir-me de pensar que o show off sempre foi uma especialidade nacional...

COCHE de D. MARIA ANA de ÁUSTRIA

Com “o exterior totalmente revestido por um riquíssimo trabalho de talha dourada, é um extenso programa iconográfico aludindo ás virtudes da Rainha e simbolizando a Dignidade, o Afecto, a Sinceridade e a Força. As pinturas do alçado traseiro continuam o tema, apresentando Minerva ladeada de figuras que simbolizam a Verdade, a Firmeza e a Fidelidade.”

O recinto, embora real, é pouco acolhedor. Certamente razões de conservação das peças assim o impõem. De qualquer forma, espero que o prometido novo espaço para este museu tenha outras condições de conforto.

Momento caricato: ao pedir o bilhete o senhor pergunta se é normal ou até 25 anos. Não convencido, ainda pergunta se sou estudante. A genética tem destas coisas... (não, não há aqui pingo de botox ou plástica).

Sem comentários: