sábado, 4 de julho de 2009

Um mundo de imagens

É mais ou menos manifesto o meu gosto por fotografia.
Acho que consigo ver fotografias quando vou pela rua.
Tiro fotografias compulsivamente. Acho que já muitos amigos se aperceberam (será esta a palavra apropriada?...) disso...
No entanto, a minha noção da arte da fotografia estava circunscrita ao “gosto/não gosto”, está “bem/mal enquadrada”...
Eis então que, às portas de mais um aniversário, alguns amigos me oferecem um curso de iniciação à fotografia. Obrigado!!!
Após o primeiro dia de curso, já sei mais algumas coisitas sobre a arte de fotografar.
O curso é voltado para a fotografia do ponto de vista técnico. Ou seja, a velocidade de obturação, da abertura de diafragma, do ISO... e muito, muito mais. Basicamente, as condições para conseguir uma boa fotografia dadas as circunstâncias do objecto a fotografar.

No final do dia de hoje, o monitor José Romão (Mil Cores) apresentou uma série de fotografias nas quais eram analisados os conceitos apreendidos ao longo do dia. E é extraordinário como o olhar que se tem passa a ser outro, como nos apercebemos das técnicas por detrás da imagem (ele é fã do “polarizador”, que permite “cortar” os reflexos nas imagens captadas). Ele é adepto de fazer várias fotografias semelhantes, com vários graus de luminosidade, por exemplo, e depois fazer uma “fusão” entre elas para obter uma imagem melhorada. Humm... é manipular a foto, artificializar aquilo que foi captado. Mas isto sou eu, leigo, que digo.

Agora, com esta prenda, uma coisa é ainda mais evidente: a minha Sony Cyber-Shot DSC-P10, já com 5 anos, é muito limitada (coisa de que já me tinha apercebido, mesmo sem saber nada de técnica fotográfica).
Acho que me vou oferecer uma prenda de aniversário...

Sem comentários: