segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Temporal na Madeira - 3

Ontem e hoje tenho ouvido alguns ambientalistas e especialistas em ordenamento do território da Madeira e fico perplexo.
As ribeiras do Funchal, para quem não conhece, têm profundidades e larguras à volta de 10 metros. Ou seja, suficientes para um caudal normal e volumoso.
Claro que há zonas em que os caudais das ribeiras têm sido "comidos" com construções várias, desde casas a estradas, passando por diverso equipamento público. Por exemplo, na minha zona, nos Maroços - Machico, há zonas em que a ribeira não tem mais de 1 metro (sim, 1 metro) de largura. Quando houver um temporal como o que se abateu sobre o Funchal neste fim-de-semana, nem quero pensar na tragédia que aí vem.
Mas na tragédia recente do Funchal é preciso ter presente o seguinte: em meia dúzia de horas choveu mais no Funchal do que a média de um mês! Gostava de saber qual a cidade que tem estrutura para resistir a uma coisa destas...
Alberto João Jardim tem razão quando disse que se não fosse a regularização das ribeiras, feita nos últimos anos, toda a baixa do Funchal tinha desaparecido.

Sem comentários: