segunda-feira, 13 de junho de 2011

Algumas notas

1 - Sócrates cumpriu uma promessa: disse que não seria primeiro-ministro com o FMI, e isso concretizou-se.
2 - No passado dia 5 de Junho, os eleitores castigaram o PS e legitimaram o caminho defendido pelo PSD e pelo CDS. Juntos, estes dois partidos têm mais de 50% dos votos e mais de metade do parlamento.
No entanto, agora há uns iluminados a dizer que esta maioria política não tem a "maioria social". Ou seja, os vencedores das eleições afinal perderam.
A tese é anti-democrática. Ganharam mas não podem implementar o seu programa porque há uma massa vaga que não concorda.
A esquerda implementa coisas que não foram ratificadas (exemplo, o aborto, em que o resultado do referendo não era vinculativo); a direita não pode avançar com um programa que teve mais de 50%.
Bonito país, este. Como dizia Pedro Lomba no Público (9 de Junho), é a cultura do impasse.

1 comentário:

Anónimo disse...

Com a questão do aborto não concordo... No primeiro referendo que foi feito (se não estou em erro, em 1997 ou 1998), ganhou o NÃO... o resultado não era vinculativo e ainda assim a lei permaneceu inalterada porque se respeitou a vontade do povo.Entretanto ela mudou e mudou-se a lei também.

Pode concordar-se (ou não) com o aborto. Não se pode é querer aplicar "dois pesos e duas medidas" relativamente à mesma questão. Houve dois referendos e o procedimento perante o resultado dos mesmos foi exactamente igual: respeitou-se a vontade do povo em ambos. Agora... as pessoas não se podem lembrar que o referendo não é vinculativo apenas quando o resultado não lhes agrada. Ou esquecer-se desse pequeno pormenor quando o resultado é o que lhes interessa...

Sou de esquerda (PS, como sabes), o que não me impede - ainda assim - de ter uma visão crítica sobre o que a esquerda diz e/ou faz. Todavia, por mais erros que tenham sido cometidos (e o PS cometeu muitos) não creio que tenham agido mal em nenhum dos dois referendos que se realizaram. E num deles saiu e agiu-se em conformidade com um resultado no qual não me revia...

Não leves a mal o que escrevi... são pontos de vista diferentes sobre a mesma questão. O meu é este...

Beijocas Grandes,
Cris