sábado, 3 de setembro de 2011

Grécia falha meta do défice

Muito más notícias...

"A Grécia não vai conseguir cumprir a meta do défice público definida para este ano, o que aparentemente levou à suspensão hoje das conversações com os inspectores da troika que estão a avaliar se o país reúne condições para receber uma nova parcela do plano de resgate em vigor. 
Um funcionário próximo dos inspectores da troika Comissão Europeia-BCE-FMI disse, citado pela agência Reuters, que o défice orçamental de 2011 será de pelo menos 8,6 por cento do PIB, face a uma meta de 7,6 por cento, e a comunicação social local tem falado em 8,8 por cento. O ministro das Finanças grego, Evangelos Venizelos, deu hoje uma conferência de imprensa onde assumiu que o défice aumentará “automaticamente” devido ao “agravamento da recessão”, mas não adiantou ainda qualquer estimativa para o seu valor, que remeteu para meados de Setembro, após novas negociações com a troika. 
 Venizelos disse que a economia grega deverá contrair-se cerca de cinco por cento, contra os 3,5 previstos no início do ano, e insistiu, no entanto, na importância de manter o défice para 2011 no valor absoluto antes previsto: 16,68 mil milhões de euros. Deste modo, poder-se-ia admitir que o aumento do défice não resultasse de outras derrapagens que não a da contracção da economia, que gera menos receita para o Estado e só por si impede o cumprimento da meta em percentagem do PIB, mesmo que o Governo grego cumpra com todos os outros pontos do acordo." (Ionline)

Sem comentários: