domingo, 18 de setembro de 2011

Reputação

"As pessoas andam infelizes, em grande parte devido ao facto de estarem cada vez mais confusas em relação ao que é realmente importante. Passam os dias à procura de coisas que, ao invés de as fazerem felizes, as tornam ansiosas. 
Busca-se a fama, como se o valor de cada um dependesse daquilo que lhe é reconhecido pelos outros. A verdadeira liberdade passa pela capacidade de sermos quem somos, independentemente do julgamento alheio. Quem busca agradar aos demais fica com pouco tempo para agradar a si mesmo. Simples. Aquilo que pensam sobre nós não nos diz respeito. Tratemos de ser quem somos: felizes. 
Pode o medo de falhar impedir--nos de seguir um caminho nosso? Muitos são os que têm coragem e sabem... mas, no momento-chave, o medo paralisa-os. Nestes casos, é bom pensar que não há comparação possível entre o que se perde por se ter falhado e o que se perde por não haver sequer tentado. 
O medo do fracasso esconde por vezes o receio do julgamento alheio sobre um eventual insucesso próprio. Mas que diferença pode fazer à nossa paz e felicidade que os outros nos admirem, condenem ou ignorem? Cuidado. São muitos os que desejam que os acompanhemos no seus fracassos, pelo que o nosso sucesso será sempre, a seus olhos, condenável. 
Talvez um bom princípio de vida seja não só a nossa indiferença ao que pensam acerca de nós, mas a tranquilidade de nunca termos de julgar ninguém."

Sem comentários: