terça-feira, 28 de fevereiro de 2006

Multibancos pagos


Desde a semana passada que se voltou a falar do pagamento dos serviços de multibanco. A seguir, a notícia que vinha no jornal Metro:

“A banca portuguesa quer introduzir comissões nos levantamentos dos multibancos de modo a reduzir os custos das operações. «No estrangeiro paga-se comissões para levantamentos fora do banco onde se tem conta. Acho que devemos caminhar nesse sentido», adiantou Norberto Rosa, administrador da CGD no fórum «O futuro dos sistemas de pagamento na Europa».
Esta posição recebeu, de resto, o apoio do BES. O seu administrador António do Souto disse que «as operações devem ter o seu preço em função do que custam», ao que Eduardo Stock da Cunha, do Banco Santander Totta, acrescentou que só assim se consegue a qualidade dos serviços. António do Souto disse que Portugal já tem «um sistema de distribuição de numerário em todo o lado», o que é gravoso.”

Tendo em conta as dificuldades dos banco nacionais, a seguir temos a tabela de lucros da banca em 2005 (publicado no Expresso de 25 de Fevereiro)...



Reparem apenas na primeira coluna, onde estão os lucros dos vários bancos em 2005, bem como o crescimento dos mesmos face a 2004.
Se ainda tiverem motivação, vejam também a coluna relativa às comissões (valores e crescimento face a 2004).
O MEU COMENTÁRIO
Obviamente, devemos todos fazer mais um esforço no sentido de "reduzir os custos das operações". Vamos impedir a falência da banca em Portugal!
Já não basta alimentar um Estado gastador... Sugestão: façam três OTAS (e não se esqueçam de incluir TODAS as ilhas...), e um TGV pelo menos em cada distrito.
E depois há quem fique escandalizado por os portugueses terem a mais baixa taxa de poupança da UE.
Há muitos factores a contribuir para isso: baixa produtividade, empresas/empresários calões que apenas querem o seu bem-estar, baixo nível de qualificação dos portugueses, elevado custo de vida em Portugal quando comparado com outros países mais ricos... Agradecemos à banca mais este contributo!
Já agora, como é que se consegue poupar com vencimentos médios de 700/800€?
É a mesma coisa que dizer aos países africanos que morrem à fome para comerem menos.
De qualquer forma, agradecemos tamanha preocupação.
Post Scriptum: para quem não se lembra, há dois anos os bancos portugueses tiveram esta mesma ideia, de cobrar os serviços de multibanco. Era altura do "governo fascista" do PSD/CDS, também para quem não se lembra. Houve polémica, muita gente estrebuchou, e ficou tudo na mesma.
Agora, a banca volta à carga. Como o governo é socialista - portanto, politicamente correcto - quase aposto que a "novidade" vai passar sem muitas polémicas.
Enfim... é a lógica dos "dois pesos, duas medidas" que vigora nesta "CHOLDRA" (com a devida autorização de Eça de Queirós).
Portugal é um país ideologicamente doente.

2 comentários:

Jingas disse...

toca guardar o dinheiro debaixo do colchão ;)

Anónimo disse...

Isto é uma democracia sem democratas