quarta-feira, 28 de junho de 2006

ELÉCTRICO 15

Hoje saí tarde do trabalho. Rrrrrr!!!! (pronto, isso não interessa nada...)
Como não é nada fácil arranjar transportes naquela zona, e muito menos àquela hora, tive boleia até Algés. E apanhei o eléctrico 15.
O 15.... Daqueles antigos. Pequeninos. Que parecem que se vão desfazer todos. Dos que eu GOSTO!!
Nunca gostei dos outros, articulados. Acho-os feios, cansativos.
Gosto dos velhotes. Evolução do "americano" de que falava Eça de Queirós n'Os Maias...
E é optimo calcorrear as ruas neste eléctrico. Depressa. Parece que vai sair dos carris.
E ver aquelas ruas, estreitas, desde Algés, passando por Belém, até Alcântara. Os jardins de Belém, o Largo da Princesa, o CCB, os Jerónimos. A ponte recortada naquele céu cinzento claro. Com luzes nos bordos. E sentir alguma maresia.
E lembrar os tempos da faculdade, em que durante 3 anos, diariamente, apanhava o 15 para ir para a faculdade, para o magnífico ISCSP, na rua da Junqueira. Oh, saudades...!
Foi por essa altura que apareceu o primeiro eléctrico articulado, que fazia a ligação Algés-Praça da Figueira. E que foi forrado com publicidade da Kit Kat, que a partir de dentro do eléctrico se via em riscas horizontais e, por isso, provocavam dores de cabeça terríveis (entretanto, mudaram para pequenos círculos, ou até parte do eléctrico sem essa cobertura publicitária...)
Lembro, desta altura, estes eléctricos pequenos, ainda mais antigos, que tinham uma caixa por cima do condutor. E que por vezes essa caixa explodia, e tínhamos que ficar à espera que o condutor a conseguisse ligar. Ou então sair e apanhar outro transporte.
Ou então, a "coisa" que ligava à catenária, que era apenas através de uma roldana minúscula, e que com a velocidade do eléctrico saía da catenária. E o motorista tinha de ir lá fora puxar uma corda (que já vinha presa para estas eventualidades) e voltar a encaixar a "coisa" na catenária.
Ah, o eléctrico 15...

1 comentário:

Rita disse...

eu ca era mais o autocarro 31... foram anos...