sábado, 1 de julho de 2006

Timor com temor

Timor.... mais uma vez...

Naquela coisa estranha que se passa em Timor há algumas semanas parecia que o elemento sensato era o herói Xanana Gusmão. Pelo menos é essa a imagem que transparece na comunicação social portuguesa.
Contudo, observando com mais atenção e vendo a evolução recente, parece que estamos todos errados. Xanana Gusmão, com aquele ar de virgem ofendida, está a levar a cabo um golpe de Estado. Sem que ninguém faça muitas ondas... Um demagogo-populista bem disfarçado.
Curiosa a forma como aparecem caravanas de autocarros de todos os lados da ilhota para as manifestações mais diversas que vão tendo lugar em Dili...
Mari Alkatiri, no início da semana, ao ver que o seu Governo não tinha futuro, e pressionado por todos os lados, disse que saía para evitar agravar a situação e um banho de sangue. Uma atitude avisada.
E eis que Ramos Horta se começa a pôr em bicos de pé, disponível para assumir a "pesada tarefa" de ser chefe de governo. Será por não ser um candidato digno desse nome a Secretário-geral da ONU?
Aquilo não vai acabar nada bem.... é só alguém se lembrar de disponibilizar algumas armas....

Sem comentários: