domingo, 27 de agosto de 2006

VOO 93

[actualizado]
"O filme é baseado em factos verídicos. A 11 de Setembro de 2001, com as torres gémeas do World Trade Center já a arder, o avião do voo 93 torna-se o quarto a ser desviado por terroristas sob céus americanos. Os passageiros já sabem que este não é um ataque como os outros e que o destino do voo é a morte certa de todos os que estão a bordo do avião. Decidem tomar conta da situação e resistir aos assaltantes. O voo 93 acabará em tragédia, num campo em Shanksville, na Pensilvânia." (in Expresso).

Este é o bonito cartaz português:

Este é o americano, simples:
Saímos deste filme angustiados. Todos os que saem da sessão trazem o semblante carregado. Preocupados, impressionados, chocados.
Foi assim no dia que mudou o mundo.
A forma como foi seguida a sequência de aviões desviados nessa manhã de 11 de Setembro de 2001 a partir das torres de controle de vários aeroportos americanos. O responsável tem um desempenho impressionante, pela forma racional como viu os factos e percebeu de imediato que tinha começado uma guerra, e manda fechar o espaço aéreo americano. As decisões tomadas. Quem tem autoridade? o que fazer? Pena não se ter percebido muito a relação com o poder político americano, o como a Administração Bush foi acompanhando os factos.
(Gostei particularmente de ver o interior das torres de controle, e o constante stress que garante a segurança a milhares de aviões permanentemente no ar).
E, no voo do United 93, o relato do que lá se passou é impressionante. Ainda mais para alguém como eu, com um certo receio de andar de avião. E a coragem daqueles passageiros, que percebem o que o destino lhes reserva (depois de falarem telefonicamente com os familiares) e tudo fazem para evitar uma tragédia maior.
IMPRESSIONANTE!
Ver também o comentário do Nuno Markl. É a mesma sensação.

2 comentários:

Jingas disse...

estou ansiosa por ver o filme... mas o voo para a madeira atrasou...

Rodrigo Xavier disse...

Olá Orlando,

Estou retribuindo a visita. E atento a seu blog, muito bom.

Nem desconfiava desse filme. Ontem assisti "A cidade perdida", do
Andy Garcia, que comentarei nessa semana. Mas sua nota me motivou a ver Voo 93.

Abraços.