sábado, 24 de fevereiro de 2007

Criancinhas inocentes...

coisas assim. Em parte fico apreensivo com a proposta do CDS de reduzir a idade de imputabilidade criminal dos 16 anos para os 14 anos. Mas em parte concordo inteiramente. E lembro-me de, há alguns anos, o mesmo CDS ter feito uma campanha no mesmo sentido, de penalizar as inocentes criancinhas vândalas que andam nas nossas ruas sabendo que são inimputáveis, logo podem ser irresponsáveis. Obvimante que se levantou um coro de protesto contra esta maldade às criancinhas...
Subscrevo - ponto por ponto - este post!
Para a culpa não morrer solteira. E para torcer o pepino desde pequeno.
Se não concordam, vejam o Toda a Verdade, na SIC Notícias (e de que a SIC apresentou um excerto ontem à noite), em que abordam uma onda de puro vandalismo que assola a Inglaterra há vários anos (não só da parte de jovens, mas também de pessoas mais velhas. Até um velhote que vai passear o cão e risca um Porsche porque sim). Meninos inocentes - coitadinhos... - destroem tudo por onde passam (casas, automóveis, mobiliário público...), só pelo prazer de destruir.
Vamos deixá- los à solta?
Em Portugal o fenómeno ainda não é muito significativo, mas há-de cá chegar como noutros países.

2 comentários:

Ana disse...

Concordo, sem qq espécie de dúvida.
Aos 15 anos não se é criança. Aos 15 anos já sabemos usar o cérebro (ou talvez não, em mts casos) que nos foi concedido e distinguir o bem do mal. Por isso mesmo, concordo com essa redução.

Se não existem pais ou educadores responsáveis o suficiente para ensinar o "bem" e o "mal", que exsita alguém que ensine. Fechá-los em reformatórios não é a melhor política, mas é a que temos. É preciso mudar, a pouco e pouco, como tudo neste país.

Outro assunto! :) Fico mt lisonjeada e é com o maior prazer q permito q transcrevas ou cites o meu texto. Prometo que não cobro direitos de autor! ;D

Beijinho*

Cris disse...

Se já não tivesse trabalhado com miúdos pré-delinquentes, em bairros sociais, ficava chocada com essa proposta de lei.Infelizmente conheço-os bem demais ao ponto de saber que até aos 12 anos eles já sabem bem o que fazem e têm perfeita noção que fazem mal.
Para grandes males grandes remédios. Alterar a moldura penal por si só não resolve tudo, mas já os ajuda a pensar duas vezes antes de fazer asneira, quanto mais não seja porque já podem ser castigados por ela.