sábado, 3 de fevereiro de 2007

SALVEMOS A TERRA!


“Quase 20 anos depois de ter sido criado, em 1988, pela ONU, o IPCC (o painel de peritos para avaliação das alterações climáticas) divulgou ontem, em Paris, o seu relatório mais mediático, inequívoco e alarmante de sempre, sobre a questão.”

Todos os indicadores apontam para que o Homem tenha dado cabo da sua casa azul: a Terra.
Os cientistas são claros, o relatório é alarmante, após se ter confirmado a tese da culpa humana. Perante este cenário, só há uma coisa a fazer: agir, arrepiar caminho.

O insuspeito presidente francês, Jacques Chirac, defendeu a criação de uma ONU para o Ambiente. “A ideia consiste em transformar o programa das Nações Unidas para o ambiente numa instituição independente, capaz de avaliar as ameaças ligadas às alterações climáticas e de pôr em prática as medidas decididas multilateralmente.” Acho bem.
E esta urgência de mudar os nossos comportamentos conduzirá invariavelmente a novas opções económicas.

O alerta está lançado.

Para quem não viu, convém ver "Uma Verdade Inconveniente", de Al Gore. Trata-se de um filme-documentário que nos chama a atenção para as mudanças climáticas em curso devido à acção humana, feito pelo ex-vice-presidente americano. O Expresso publicará na próxima semana uma entrevista ao ex-vice de Bill Clinton.

Sem comentários: