Tudo aponta para que o candidato do PS às eleições intercalares de Lisboa seja António Costa. Um perfeito disparate! Por vários motivos:
- Costa é o ministro da Administração Interna, que até tem funcionado;
- é também ministro de Estado. E nº 2 do Governo;
- Portugal assume a presidência da UE em Julho;
- a candidatura de António Costa implica a sua saída do governo, e uma desnecessária remodelação neste momento (embora haja alguns minitros a precisar de remodelação, não é este o caso).
O PS tem necessidade disto? Não tem mais ninguém com peso político, conhecido e interessado na Câmara de Lisboa?
Curioso também pelo seguinte: então todos arrasam Durão Barroso por ter saído do Governo para ir presidir à Comissão Europeia (tenho para mim que o erro dele foi permitir a Santana Lopes chegar a Primeiro-ministro...), e agora perspectiva-se uma remodelação governamental por causa de uma simples câmara municipal (mesmo que seja a de Lisboa)?! E se Luís Amado (dos Negócios Estrangeiros) quiser candidatar-se à câmara do Funchal (por onde é deputado)?! E Sócrates à câmara de Castelo Branco, não?!
Portugal não é a França, em que os ministros podem acumular a presidência de uma câmara.
Por outro lado, ouvi há pouco na rádio (Antena 1) que o candidato do PSD será Fernando Seara. Bom candidato, sem dúvida!
(Lembro-me das aulas de Introdução ao Direito, no meu 1º ano no ISCSP, e nunca o conseguia imaginar presidente de uma câmara. Não por não ter capacidade - tem-na certamente! - mas por o considerar um homem de bastidores. Por isso surpreendeu-me a sua candidatura a Sintra. Cuja eleição o surpreendeu a ele num café no Cais do Sodré, se se lembram dessa noite eleitoral)
Mas...
- o PSD está a ver os riscos que corre (e muito fortes) de perder a Câmara de Lisboa?
- Seara é presidente da Câmara de Sintra... faz sentido interromper este mandato?
- ou a ideia é lançar alguém com perfil para recuperar Lisboa daqui a dois anos?
Parece que Lisboa está a mostrar à saciedade que os partidos políticos perderam de todo a cabeça!
Pode ser que a candidatura independente de Helena Roseta lhes traga algumas luzes. É que é uma candidatura capaz de ir buscar votos à esquerda e à direita... E esta candidatura já tem blogue de apoio.
1 comentário:
E no meio de todos os nomes que já se falaram, HR é a única com algum cabimento...
Se António Costa realmente for candidato (o que não acredito, mas em política o inimaginável acontece), mais do que um disparate... é um perfeito tiro que o PS dá no seu próprio pé!.. Por todas as razões que apontaste.
Enviar um comentário