sexta-feira, 29 de junho de 2007

Esta perigosa democracia…


Nos últimos tempos em Portugal têm ocorrido alguns episódios preocupantes quanto à qualidade da nossa democracia. Porque atingem um aspecto fundamental da democracia: a liberdade de expressão.
Os episódios são de todos conhecidos:

- o caso do autor do blogue Do Portugal Profundo, no qual primeiramente surgiram as dúvidas sobre as habilitações de José Sócrates. O que aconteceu? O primeiro-ministro põe o bloguista em tribunal.

- o episódio do Prof. Charrua e da directora da DREN, tendo aquele sido suspenso por uma piada privada sobre o primeiro-ministro (“piada” que entretanto passou a “insulto”…) da qual a directora da DREN veio a saber através de uma denúncia.
- o caso da directora do centro de saúde de Vieira do Minho, demitida por não ter retirado um cartaz (folha A4) colocado por um médico, em que se discordava da política do ministro (brincando com uma frase proferida pelo mesmo ministro). A directora foi substituída por um vereador socialista da câmara local. O ministro diz que se trata de falta de lealdade… em quê? Entretanto, a ex-directora do centro de saúde acusa o ministro de faltar à verdade nesta história.

O papel do delator volta a surgir, pouco mais de 30 anos volvidos sobre o 25 de Abril. Perigoso. O delito de opinião não faz qualquer sentido numa sociedade livre e democrática.
Entretanto, Manuel Alegre já afirmou: “Pretendi educar muita gente no PS dentro desse espírito de tolerância, mas, pelos vistos, sem resultados".

António Barreto, no passado domingo no Público, também alertou para estes preocupantes episódios dados pelo actual governo.
Por sua vez, Marques Mendes, líder do PSD, disse tudo o que devia ser dito sobre este último episódio. E alertou para o significado destes episódios.

Com todo este historial, já começo a ter muitas dúvidas sobre a ideia de juntar num único documento vários elementos dos cidadãos. Tal como com a centralização dos serviços secretos na dependência directa do Primeiro-ministro.

Isto não augura nada de bom…

1 comentário:

Sandra disse...

Big Brother is wathing you - de cada vez que me lembro desse livro sinto um nó na garganta. E só de pensar que estivemos mais longe...