segunda-feira, 25 de junho de 2007

Notícias fantásticas

1- Consultas excessivas devem ser mais caras
“Os doentes que fizerem «uso excessivo» de consultas sem justificação clínica nos serviços públicos de saúde devem pagar mais, defende o relatório sobre a sustentabilidade financeira do Sistema Nacional de Saúde (SNS), avança hoje o Público.”
Pergunto a quem fez este estudo se quem recorre ao SNS o faz por prazer, desporto, porque não tem mais nada para fazer. Certamente que é um gozo extraordinário precisar de uma consulta e só poder ter acesso à mesma daqui a vários meses… Mas isto são coisas que quem fez o estudo certamente ignora. Há coisas que os gabinetes não dizem. Nem os médicos privados.

2 - Filhos mais velhos são os mais inteligentes
"Um estudo realizado por cientistas noruegueses indica que os filhos mais velhos têm mais hipóteses de ter QIs mais altos do que seus irmãos mais novos. As causas serão sociais
Os pesquisadores analisaram 250 mil pessoas e constataram que os primogénitos e os que são o segundo ou o terceiro na ordem de nascimento, mas que perderam um dos irmãos mais velhos, marcaram uma pontuação mais alta no teste de QI."
Eu já desconfiava que devia haver algum motivo científico para a minha inteligência. Claro, para além da minha inteligência.

Sem comentários: