segunda-feira, 11 de junho de 2007

Novo aeroporto

Na SIC Notícias, o presidente da CIP, Francisco Van Zeller, apresentou sucintamente os motivos e as conclusões no estudo que propõe Alcochete (Campo de Tiro) como localização alternativa para o Aeroporto Internacional de Lisboa, em vez da Ota.

Sem ideias preconcebidas, sem fundamentalismos, um contributo de cidadania. E de espírito tão livre, que a hipótese que acabou por “vencer” só apareceu a um mês da conclusão do estudo que hoje foi apresentado ao Presidente da República. E surpreendeu os próprios autores e responsáveis do estudo.

Alcochete parece ser melhor em termos ambientais, mais próximo de Lisboa (36Km em vez de 50Km), mais barato, com menos risco de derrapagem financeira, com possibilidade de “ampliação ilimitada”, trata-se de terrenos públicos, fica operacional cerca de dois anos antes do que a previsão para a Ota …

---- / / ----

A propósito deste debate sobre o Aeroporto Internacional de Lisboa há um ponto em que tenho reparado: os debates têm sido feitos sobretudo por engenheiros e políticos, com o ruído de alguns ambientalistas.

Mas ninguém se lembrou de falar com os aqueles cidadãos que conduzem os aviões para os quais se pretende fazer um novo aeroporto: PILOTOS! Só tenho ouvido o presidente da TAP, Fernando Pinto, a dizer, por exemplo, que é necessário um novo aeroporto para testar aviões.

Ver notícias:

- PÚBLICO

- PÚBLICO 2

- SOL

- NAER - Novo Aeroporto

- CIP - Confederação da Indústria Portuguesa

1 comentário:

Cris disse...

Ora aí está alguém que pensa como eu!... Os desgraçados que pilotam os aviões e são uns dos principais interessados na segurança dos seus voos não são tidos nem achados nesta controvérsia toda!
Talvez porque a sua opinião objectiva fosse contra os interesses económicos e políticos que sempre surgem atrás da escolha que se fizer... qualquer que ela seja!...
Bjocas doces!