domingo, 29 de julho de 2007

Verão...?


Dia 29 de Julho e chegou - mesmo! - o Verão. Há pouco ouvi na rádio que já íamos em 40º. Nada mau...!
E basta atravessar a porta da rua para confirmar que é verdade. Nota-se aquele ar quente que nos bate na cara.
Só apetece estar à sombra, a comer ou beber coisas frias. Ou, por exemplo, protegido à sombra das árvores, como neste vídeo que fiz há alguns dias no jardim da Gulbenkian. Fresco, em silêncio, noutra dimensão.

Nem quero pensar como vai ser amanhã ir trabalhar de fato...
A culpa do tempo duvidoso até agora tem sido do anticiclone dos Açores:
"Um anticiclone é geralmente sinónimo de bom tempo: céu limpo, calor ameno, nada de chuva. Desta vez, o anticiclone dos Açores esteve a sudoeste daquela que é a sua localização habitual. Deixou de estar sobre os Açores e afastou-se para mais ao largo no Atlântico. A mudança causou alterações meteorológicas que podem relacionar-se, sobretudo, com as cheias no Reino Unido.
Agora o anticiclone já se desloca em direcção ao continente, o que fará o mercúrio dos termómetros subir um pouco na Península Ibérica. No Reino Unido, as cheias parecem diminuir e, no Sudeste europeu, a temperatura já desceu alguns graus Celsius após a vaga de calor dos últimos dias.
No período em que as cheias no Reino Unido foram mais intensas, o anticiclone esteve a sudoeste da sua posição habitual e isso permitiu a passagem de sistemas frontais na região britânica e também no Norte da Península Ibérica. Os sistemas frontais são compostos por várias frentes, ou superfícies frontais, que constituem o ponto de contacto entre massas de ar diferentes - podem ser quentes ou frias, mais ou menos densas." (PÚBLICO)

Sem comentários: