terça-feira, 7 de agosto de 2007

Notícias fantásticas - 3

1 -
Hoje o Diário de Notícias fez capa com este título: "Judiciária sabe há um mês que Maddie foi morta".
O DN segue o caminho sensacionalista do 24 Horas...
Sobre os factos, apenas dizer que esta sucessão de novidades é surpreendente. É sinal de que a PJ está a fazer o seu trabalho, no silêncio.
Por outro lado, surgiu-me uma pergunta ao ver hoje as reportagens televisivas. Alegadamente, há 3 horas (entre as 18h e as 21h) desse dia 3 de Maio em que ninguém viu a menina Madeleine. Se bem me lembro, há três meses, aquando do desaparecimento da menina, os pais garantiram que durante o jantar um deles ia a casa ver se estava tudo bem de 20 em 20 minutos. Então agora - três meses volvidos - há três horas que não estão cobertas?! Hummm....
Eu não percebo nada de criminologia e investigação, mas há aqui qualquer coisa que não faz sentido. Ou não?
Fantástico também o facto de o apartamento onde tudo aconteceu já ter sido alugado a outras pessoas... Excelente para conservação de provas seja lá do que for...

2 -
Em Timor, o presidente Ramos Horta (ex-primeiro-ministro) indigitou Xanana Gusmão (ex-presidente da República) como Primeiro-ministro, que irá tomar posse amanhã. Esta troca é maravilhosa.
Ainda mais quando se sabe que, nas recentes eleições legislativas, o partido vencedor foi a Fretilin, de Mari Alkatiri.
«A Constituição leste-timorense prevê que o primeiro-ministro "seja designado pelo partido que recolha mais votos ou pela aliança de partidos com a maioria parlamentar".» (Público)
Esta simples norma, na sua simplicidade, dá origem a estas coisas quanto a mim pouco democráticas: os partidos que não venceram as eleições, quando não há maioria absoluta, coligam-se para que o partido vencedor não forme governo. Bela democracia, hein...?
Imaginem isto em Portugal: o PS ou o PSD ganham as eleições sem maioria absoluta, então todos os outros partidos coligam-se para formar governo, deixando de fora o vencedor... Bonito, sim senhor!
Depois acham estranho que os eleitores venham para a rua manifestar-se... bah!

1 comentário:

Cris disse...

Em relação ao caso "Maddie", suscitaste as mesmas dúvidas que me fizeram confusão a mim... Só te digo uma coisa: se depois deste alarido todo se descobre que os pais afinal não são inocentes, é bom que a Polícia faça bem o seu trabalho e os proteja, caso contrário vai ser bonito ver os populares que se sentirem defraudados a quererem fazer de sua justiça!
Quanto a Timor... parece-me que o povo já se sente defraudado. Com democracias assim...tá tudo dito!