sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Um a um

Voltando de férias, há coisas que nos inspiram. Coisas tão perfeitas que têm de ser copiadas. Porque sim. Novamente a Joana, essa menina cheia de mordacidade e ironia, mas que também tem coração.
"Acima de tudo.
Gosto de ti. Muito.
Já gostava antes e nem me conhecias, enquanto te via cá de longe, no escuro.Gostar de ti acontece cá por dentro, quando tocas e viras o meu avesso. Gosto de ti e gosto tanto de não ser a única, de ser eu e muitos, muitos outros. Gosto e encanta-me reconhecer no teu, os meus processos de dedicação e entrega ao que nos faz felizes. Gosto de ti para sempre, porque me deste a mão, porque me dás a mão tantas vezes, assim...porque confias. Gosto de ti com o meu lado esquerdo, ainda que não te dê os meus braços regularmente, nem as palavras todas, ainda que tenha medo de que - sempre que to diga - não acredites de verdade. É que te vejo [ainda] tantas vezes, como quando estava atenta lá ao fundo, no escuro, ao que dizias. E isso faz-me recuar e dar-te um espaço que não pretendo invadir, até que mo permitas outra vez.
Gosto de ti e das palavras que juntas, escreves e falas, nas quais tantas vezes pego para dizer em hino.
Gosto de ti, primeiro.
Quase sangue.
Perguntas-me mil vezes se gosto de ti. Digo que sim. Claro que sim!
Gosto de ti como se fosse de sangue, que não me mudas as fraldas, ou ensinas a atar os sapatos, mas levas-me ao colo. Gosto do que me dizes só a mim e do que sei que contigo posso dizer a cadeado. Admiro-te a força e a sabedoria. E eu, atenta, vou tentando aprender.
Gosto das tuas aventuras, de me rir contigo. Gosto que sejas tão excepcional que repetes os mesmos erros vezes e vezes sem conta...e que te rias sempre que isso acontece. Gosto da segurança que me dás, mesmo quando estás de porcelana.Gosto de ti quase do meu sangue.
Tão perto.
Gosto de ti desde hoje. Desde que me vi nos teus olhos, sem os óculos escuros. Era eu.
Ontem achava que estavas de passagem, que já ias na estrada, e hoje vi-te mais perto. Tão perto que me assustei, que não esperava que pudesse isso ser verdade. Gosto de ti desde hoje, de fresco. Gosto de ti ao meu lado e da maneira como olhas para mim. Gosto de brincar contigo, de não ter tudo de ser tão sério. Gosto de te desarmar num sorriso para mim e de isso ser tão honesto.
O lado de cá de gostar de ti.
Gostar de ti é um minucioso exercício mental, emocional, estratégico e de gestão.Implica tempo de espera, tempo certo, tempo para e pouco tempo. Implica ausência, implica "para a semana", implica "depois". Implica o pulsar de te ver chegar, e o vazio de te perder de vista. Gostar de ti requer esta emoção fatal, perspicácia e atenção. Permite gostar-te todos os dias mais, saber escutar e ler nas entrelinhas. Esmagar-me de paixão porque sempre vieste e de todas as vezes que chegas, mas antes roer-me impaciente. Parar o mundo em volta e encostar-me a ti. Gosto tanto que quase dói."

2 comentários:

Cris disse...

Ora ainda bem que voltaste!... Já sentia saudades dos teus posts...
Bjinho doce...

Inês disse...

"Gosto tanto que quase dói".
Esta frase é realmente a definição, que define quando gostamos a sério.
Gónio, welcome back da Madeira!
E obrigada pelos comentários no meu blog. Deixas-me sempre muito feliz quando os leio.
Bj grande