quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Pobrezas


Assinalou-se hoje o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza.

E realizaram-se várias iniciativas idiotas para fingir que se vai acabar com a pobreza: por exemplo, juntar uns estudantes na alameda das universidades, que afinal querem ficar registados no livro do Guiness...

"Uma em cada seis pessoas no mundo vive em condições de pobreza extrema e não tem acesso a medicamentos nem à educação básica, indicam dados internacionais. Em Portugal, um em cada cinco vive em situação de pobreza. Por outro lado, 12% da população global - ou seja, o grupo dos 22 países mais ricos do mundo, em que se inclui Portugal - consome 80% dos recursos naturais disponíveis." (VISÃO)
E 20% de portugueses são 2 milhões de pessoas.... E há décadas que não se resolve este problema de fundo num País relativamente pequeno como é Portugal... Claramente há algo de errado! Mas o TGV é prioritário...

E li esta manhã que o limiar da pobreza em Portugal são os 360,00€. Sim, trezentos e sessenta euros!

Portanto, é perfeitamente possível ter emprego e ser pobre.
Grave!
Ainda mais quando os bancos e tantas empresas em Portugal apresentam lucros escandalosos de 30%.
Poderia escrever muito mais sobre este drama social - que muitas vezes é oculto - mas o que está dito é suficientemente revelador.

1 comentário:

Cris disse...

O problema é mesmo esse: é que há muito para escrever sobre a Pobreza mas o importante é fazer.. lutar contra ela! Se esta gente falasse menos e ajudasse mais aí talvez o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza fizesse sentido... e fosse uma festa, com objectivos satisfatórios e concretizados. Mas falar dá menos trabalho e como bem dizes, chegamos ao ponto em que é perfeitamente possível trabalhar e ser pobre.
Bjocas doces!