domingo, 27 de abril de 2008

Escassez de alimentos

O PÚBLICO de hoje traz um importante e muito interessante destaque sobre "o espectro da escassez de alimentos".

Analisa os factores da actual crise dos cereais, o aumento do consumos nos países em desenvolvimento, a utilização de cereais para biocombustíveis, o aumento do preço do petróleo, os preços artificialmente baixos dos produtos agrícolas ("de 1974 a 2005 os preços reais caíram 75%"), as barreiras à exportação, as políticas agrícolas nos EUA e na Europa...
Com bons textos e análises gráficas, de forma clara e concisa, o PÚBLICO traz um excelente documento sobre esta crise que nos afecta a todos, embora não igualmente: "o aumento de um terço do preço dos alimentos reduz em 3% o nível de vida nos países ricos e em 20% nos pobres".
E esta é uma crise que já se faz sentir em vários países, com manifestações, e já fez cair o primeiro-ministro do Haiti. Portanto, também tem e terá consequências políticas.

Há uma frase que ressalta: "não há falta de alimentos, há um problema de acesso a estes"

1 comentário:

Cris disse...

Essa frase que ressalta diz tudo. Houvesse mais vontade política e a situação podia ser bem diferente. Por muito esforço que façam e boa vontade que as ONG tenham, se os mesmos políticos que se juntam para fazer a guerra contra outros países se juntassem para fazer a guerra contra a fome... creio que o fosso entre países com excesso de comida e países sem nenhuma já teria substancialmente diminuído.
Bjocas doces...