segunda-feira, 5 de maio de 2008

Hipermercados

A semana passada foram apresentadas na Assembleia da República várias propostas sobre os horários do comércio em grandes superfícies. De facto sobre abertura só foi apresentada a do PSD; as do BE e PCP eram sobre o encerramento…

Confesso que inicialmente era a favor do encerramento, mas...

1 – a abertura ou encerramento dos hipermercados (espaços com mais de 2000 metros quadrados, se não estou em erro) nas tardes de domingos e feriados não influenciam em nada a abertura ou encerramento do chamado comércio tradicional. Estes, como têm um espaço reduzido, podem abrir. Claro que argumentam que essas aberturas teriam um custo elevado face às vendas. Obrigado pelo argumento: portanto, o facto de não venderem não tem nada a ver com os hipers estarem abertos aos fins-de-semana.

Este fim-de-semana estive atento a mercearias abertas. Algumas estavam. E completamente às moscas.

2 – a abertura dos hipermercados aos fins-de-semana destrói a família. É o argumento a que sou mais sensível. Mas… o facto de as pessoas só poderem ir ao fim do dia de trabalho ao supermercado, atrasando assim a sua chegada a casa e o acompanhamento de eventuais filhos, não conta para a “destruição” da família?

Se o argumento é a separação da família devido a ímpetos consumistas, porque não exigir o encerramento de todo e qualquer espaço comercial, seja hipermercado, lojas da moda ou cinemas? Portanto, os centros comerciais na totalidade?

Em vários países da nossa Europa o comércio fecha aos domingos, mas isso é também reflexo de desenvolvimento, poder de compra, organização do trabalho, produtividade...

3 – a ideia de as responsabilidade da abertura ou não dos recintos comerciais passar para as autarquias parece-me positiva. Por que é que tem de ser um ministro a preocupar-se com os horários dos supermercados?

Claro que já se viu o que vai acontecer: todos os municípios vão transpor automaticamente os limites máximos de abertura “do comércio em grandes superfícies”, e todos hão-de estar abertos quase 24h por dia.

É que neste País o bom senso não se aplica em qualquer parte do território, e nenhum organismo assume qualquer responsabilidade seja pelo que for. Se é permitido estar aberto durante 30h/dia, então que esteja aberto!

4 – um dos grandes grupos ligados a hipermercados já veio dizer que esta alteração legislativa vai permitir a descida de preços. Cá está um argumento simpático, tendo em conta as perspectivas de aumentos dos alimentos…

Sobre o assunto ler este interessante post na Atlântico.

Sem comentários: