quarta-feira, 18 de junho de 2008

Romantismos

O Pedro Mexia escreveu isto. Está tão bom que tive de copiar. Espero que ele não se importe.

"O «romantismo» tem uma estranha conotação «feminina». Talvez noutros tempos isso fizesse sentido, por causa do gigantesco universo das leitoras de romances. Hoje, numa grande cidade, as mulheres são gélidas. Acima de determinada «classe social», nenhuma mulher se aventura em arroubos sentimentais. Em compensação, conheço dúzias de homens perdidamente românticos, miseráveis, fungantes, tremendistas, encostados à parede com Yeats e bebidas espirituosas.
Fiquei reconfortado quando encontrei a mesma experiência (com sotaque irlandês) em Monster (2004), espectáculo ao vivo do impagável Dylan Moran (Black Books):

«Não quero fazer grandes generalizações sobre as mulheres. Não estou aqui para isso. Acho de mau gosto. Só digo isto: elas não têm sentimentos.

Porque na verdade os homens é que são românticos. Os homens é que dizem coisas como:

"Conheci uma pessoa. Ela é fantástica. Se eu não fico com ela, estou fodido. Não aguento mais. A sério. Ela transformou completamente a minha vida. Tenho um emprego, uma casa; e tudo isso já não vale nada. Não aguento mais. Tenho que estar com ela. Porque senão acabo entrevado, alcoólico e com umas calças piolhosas. E nunca mais saio à rua".

Ora isto é o que as mulheres dizem sobre sapatos»

1 comentário:

Cris disse...

Ora aqui está um post injusto para as mulheres. É certo que algumas dão mais importância aos sapatos que aos homens... é certo que existem homens que ficam quase doentes por amor (e geralmente são muito mal desperdiçados pelas tais mulheres que cuidam mais dos sapatos do que dos homens que gostam delas)... mas também é certo que é um erro generalizar.
Nem todas as mulheres são assim. E é falaccioso afirmar que, acima de uma determinada classe, nenhuma mulher se aventura em arroubos sentimentais. É verdade que não imaginamos as "tias" a manifestarem intensos sentimentos de paixão. O que não quer dizer que não os sintam e até que os revelem às pessoas de quem gostam.
Acho é que as pessoas (homens ou mulheres)já sofreram tanto que preferem demonstrar frieza a assumir o estado de fragilidade emocional em que ficamos quando estamos perdidamente apaixonados. Poderão ser escolhas... e não feitios.