segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Apenas o início...

Pode ser-se, politicamente, mais à direita ou mais à esquerda; economicamente mais liberal ou mais interventor, mas há uma coisa que não se pode ignorar: se o chumbo, por parte da Câmara dos Representantes, do plano de ajuda ao sector bancário norte-americano se confirmar, a economia - americana e mundial - não ficará em muito bom estado. (PÚBLICO)
Estando os Estados perante uma crise desta dimensão, e com as consequências que já começou a provocar, os políticos não se podem refugiar em ideologias - têm de olhar os factos e tentar reduzir os danos.
Claro que esta intervenção, como já disse, pode ser vista como um prémio aos malfeitores, mas não se pode ignorar o que a sua ausência representa: uma avalanche em bola de neve, que irá arrasar milhares de empresas e deixar milhões de cidadãos na miséria. E perante isto não pode haver ideologia: só responsabilidade social.
A sociedade americana, pela sua genética aversão ao Estado, não é muito favorável a esta intervenção. Mas é para isso que existem políticos e há a democracia representativa: para pensar e resolver problemas.

Esta incerteza, e falta de solução, já está a ter consequências (hoje as bolsas afundaram em todo o mundo). Tinha razão George Soros, a semana passada em entrevista ao Jornal de Negócios: estamos apenas no início da crise. Isto não vai ser nada fácil.

Sem comentários: