segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Dia sem carros?


Em dia de festividades ligadas ao Dia Europeu Sem Carros, o carnaval mantém-se: fecham-se umas ruas a fingir que se promovem transportes alternativos ao veículo privado e pronto.
Talvez com medo da chuva que se anunciava, talvez completa ignorância desta data, o trânsito em Lisboa esteve um caos. Com o pormenor de hoje se verem mais algumas pessoas de bicicletas, poucas na mesma.
Tirando o encerramento ao trânsito de alguns bairros, ainda no tempo de Santana Lopes, o Dia Europeu Sem Carros passou a ser mais um dia. Por sinal o da entrada do Outono.
Em vez de se tomarem medidas estruturais para reduzir a utilização do automóvel privado, fecham-se umas ruas durante o dia. Amanhã volta tudo ao mesmo.
Entretanto anuncia-se a construção de uma pista ciclável na frente ribeirinha. Já para Junho de 2009, entre o Cais do Sodré e Belém. (Em 2009, após o Verão, haverá eleições autárquicas...). A alargar nos próximos anos.
Mas é claro que a cultura de uma sociedade não se muda assim. Nem os seus hábitos. Pois, para os portugueses, ter carro é uma forma de mostrar estatuto.
Em contraste,
por exemplo, basta ver que o embaixador de Inglaterra em Lisboa vai trabalhar de bicicleta. Se fosse um português, não dispensava o seu emproado veículo topo de gama.

Ontem, na Antena 1, uma interessante conversa com o Ricardo Sobral, do Bicicleta na Cidade, desmontado uma série de baboseiras que se dizem sobre o uso da bicicleta em Lisboa.
E para cidadãos como eu, que não sabem andar de bicicleta, uma escola: Cenas a Pedal.
Será desta...?

* foto copiada do Bicicleta na Cidade. Um belo pretexto para andar de bicicleta.

2 comentários:

RH disse...

Recomendo fortemente a Cenas a Pedal. Os seus cursos de condução de bicicleta são muito completos, credíveis e contribuem, sem qualquer dúvida, para saber andar de bicicleta com segurança. Experimente e depois conte como foi aqui no blog.

MarTIC@ disse...

Mais um episódio da tragicomédia no País do Faz-de-Conta. É giro! Fica bem na estatística...
A realidade, essa, é bem negra e não é de um dia para o outro que se mudam os hábitos e principalmente a mentalidade dos portugueses. Vamos continuar a mandar postais... lol

X@u