sábado, 14 de fevereiro de 2009

Sessões cinéfilas

A DUQUESA

É um filme de época, que retrata a alta sociedade inglesa do final do século XVIII e os seus costumes. Uma sociedade feita de aparência, de moralismos públicos e de infelicidades privadas.

Georgiana (Keira Knightley) é uma mulher solta, que acredita no amor romântico, que fala em liberdade, em sentimentos, e é apreciada por todos. O marido, Sir William Cavendish, Duque de Devonshire (Ralph Fiennes), é um homem frio, racional, que só pensa em ter um filho homem para herdeiro, e passa quase a desprezar a mulher por esta só conceber meninas. Ela vai tentando libertar-se; ele só pensa em manter as aparências. Ela interessa-se pelas mais variadas coisas; ele só se interessa pelos cães.

Os sonhos de Georgina vão-se desvanecendo e acabam por sucumbir ao peso das regras da sociedade.

É à volta disto que decorre este drama de época, enquadrado em cenários magníficos: palácios imponentes, jardins imensos, um guarda-roupa soberbo.


QUEM QUER SER BILIONÁRIO?

A tradução do título do filme é má. Como é que “Slumdog millionaire” se tranforma no nome do concurso e aumenta a quantidade de dinheiro?

Adiante...

É um filme bem conseguido, de como um espírito inocente, e que atravessou muitas provações na vida, consegue ganhar um concurso televisivo. O jovem Jamal Malik vai ao concurso apenas para que a rapariga de quem gosta o veja, e assim consigam reencontrar-se.

A certa altura, quando se reencontram, ele insiste para ela fugir com ele, mas ela pergunta:

- E vivemos de quê?

Ele atira:

- De amor.

Sem qualquer ambição, Jamal vai acertando em todas as respostas, recorrendo a episódios da sua infância que lhe acabam por dar a opção correcta.

É uma fábula: cada momento e experiência da nossa vida traz sempre um ensinamento que alguma vez nos irá ser útil. A Jamal tornou-o milionário.

Este filme – que muito provavelmente irá ganhar o Óscar de melhor filme estrangeiro – retrata Bombaim, a sua pobreza, sujidade, as máfias, a vida das castas inferiores. E, por isso mesmo, tem sido objecto de muita polémica na Índia.

E... a música e coreografia finais... já estão nas discotecas? :)

Sem comentários: