terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Tolerâncias

1 -
Na Islândia, a recém empossada primeira-ministra Johanna Sigurdardottir, de 66 anos, é assumidamente lésbica. O PÚBLICO, no caderno P2, pergunta: "E isso interessa?". Claramente não.
Em Portugal, pelo contrário, havia boatos sobre o candidato José Sócrates, e não consta que haja nos partidos representantes de qualquer minoria étnica (quanto mais ter um Obama). E não, não é com quotas que se vai lá - é com mudança de mentalidade.

2-
Hoje foram notícia uns protestos britânicos contra a contratação de trabalhadores estrangeiros (portugueses e italianos) para a construção de uma refinaria da francesa Total em Lindsey. Gostava de saber o que pensam disto uns senhores xenófobos aqui do sítio... Lá é intolerância e aqui é liberdade?! Inaceitável nos dois países.
Como se escreve no Teatro Anatómico:
«Se não servirem para mais nada, as manifestações de trabalhadores ingleses contra a contratação de operários estrangeiros, incluindo portugueses, podiam ter, ao menos, o benefício de levar certos cidadãos nacionais – os que organizam manifestações contra os pretos, ucranianos, ciganos e demais imigrantes e os que concordam com eles, mais ou menos silenciosamente - a pensar, uma vez na vida que fosse, e a perceberem que há muitos sítios no mundo onde os pretos somos nós, a suposta e superior “raça portuguesa”.»

3 -
Hugo Chávez reafirma compromisso de dar a vida e insiste que a "revolução é pacífica mas armada". As pessoas, quando têm uma arma apontada à cabeça, costumam ser pacíficas... Para quem disse, no final de 2007, ao ver rejeitado o prolongamento dos mandatos presidenciais, que ia respeitar a vontade popular (para além de lhe chamar "vitória de merda"), isto é o melhor exemplo de respeito pela vontade do povo... E viva a democracia!

Sem comentários: