quarta-feira, 11 de março de 2009

4 anos perdidos

Amanhã passam 4 anos sobre o início de funções do governo Sócrates.
O PSD fez a avaliação do mandato e Manuela Ferreira Leite conclui: “Os maus resultados de Portugal são anteriores à crise internacional e resultam das “más opções tomadas desde o início” do mandato de José Sócrates.” (Público)
É evidente que este governo vive de acções de propaganda. E não resolveu nenhum problema estrutural do país. Nisso é igual aos governos de Guterres. A única diferença é haver menos dinheiro agora e ter surgido uma crise internacional que se juntou à crise que sempre cá esteve.
Nem vale a pena estes senhores dizerem que a crise é culpa de outro partido. Desde 1995 até agora - ou seja, nos últimos 14 anos - o PS só não esteve no governo durante 3 anos.

Claro que ao fazer esta avaliação é necessário recuar a 2005 e às eleições que lhe deram a vitória. Nessa altura, a escolha era entre o PS de Sócrates e o PSD de Santana Lopes. O PSD tinha acabado de destruir uma oportunidade de governar devido à saída de Durão Barroso para Bruxelas, e não foi capaz de encontrar melhor liderança que a de Santana Lopes.
Neste quadro, a escolha não era muito grande…

Passados 4 anos, convinha ao PSD aprender a fazer oposição, a apresentar políticas alternativas, a ser incisivo, a aproveitar a crise para desmascarar o governo Sócrates…
Infelizmente a escolha é apenas entre PS e PSD, daí restringir a análise anterior.

Agora que começou a correr a ideia de que o país só sai da crise com mais uma maioria absoluta, convém lembrar estes factos. Esta maioria socialista não resolveu nada. Apenas embrulhou tudo muito bem em propaganda.

Sem comentários: